Juízes do trabalho tiraram dúvidas sobre trabalho seguro e saudável e proteção ao jovem
No último sábado milhares de pessoas procuram os serviços gratuitos oferecidos na 24ª edição da Ação Global, realizada em Salvador, na Bahia. Na oportunidade, juízes do Trabalho estiverem presentes, no estande montado em parceria entre a Amatra 5 e o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT15), tirando dúvidas da população sobre trabalho seguro e saudável, erradicação do trabalho infantil, proteção ao jovem que atua no mercado e prevenção de acidentes, além de orientação trabalhista e consulta online a processos no TRT5. Servidores da Justiça do Trabalho também participaram voluntariamente da ação.
Estiveram no estande a presidente da Amatra 5, juíza Angélica Ferreira; a gestora do Programa Trabalho Seguro do TRT5, juíza Rosemeire Fernandes; a juíza aposentada e professora universitária Gerúzia Amorim e a juíza Clarissa Magaldi.
As juízas e servidores receberam muitas denúncias sobre violação de direitos trabalhistas, assédio e falta de recolhimento de INSS e FGTS, além de trabalhadores querendo acompanhar seus processos. Foi o caso do cobrador de ônibus Moacir Cerqueira, 55 anos, que possui uma ação trabalhista e pôde consultar o andamento de seu processo, tendo registrado que a Ação Global deveria ocorrer mais vezes durante o ano para que mais pessoas fossem beneficiadas.
Jovens como Marcos Vinícius, 14 anos, também estiveram no estande para pegar a cartilha do trabalhador. Estudante do próprio Sesi, ele destacou que é importante que todos conheçam os seus direitos, inclusive os jovens, que futuramente vão entrar no mercado de trabalho.
Além da orientação ao público, as juízas e servidores distribuíram a Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos e a Cartilha do Trabalho Seguro e Saudável, fornecidas pela Amatra 5, por meio do programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania), da Anamatra. A distribuição era acompanhada de explicações gerais sobre o tema de cada cartilha.