Na ocasião Germano Siqueira também debateu as reformas e defendeu mais democracia e transparência
O presidente da Anamatra, Germano Siqueira, participou nesta segunda-feira (29/5), na Comissão de Direitos Humanos do Senado, do lançamento do livro ‘O dragão debaixo da cama – Impacto das reformas na vida dos brasileiros'. A publicação foi organizada senador Paulo Paim (PT/RS) e traz uma coletânea de artigos de diversos especialistas e juristas, entre eles o presidente da Associação, que assina artigo intitulado “Crise e Oportunismo.
Na ocasião, o magistrado junto com outros convidados de entidades representativas, também participaram da audiência pública realizada para debater as reformas previdenciária e trabalhista. Em sua exposição, Siqueira reforçou novamente ser necessário realizar debates amplos e transparentes sobre os temas, especialmente na reforma trabalhista (PLS 38/17). “É absolutamente fundamental que esse debate ocorra de forma democrática e regimental, pois não democracia sem o regimento”, disso, lembrando o fato de a Comissão de Assuntos Econômicos ter dado como lido o relatório da proposta sem que fazê-lo de fato. “O modo como ocorreu não pode ser admitido no âmbito do Parlamento”, reforçou.
O presidente também lembrou que é preciso desconstruir os discursos que utilizam como exemplos positivos as reformas realizadas em outros países. “Qual é o eixo dessas reformas a não ser a transferência de renda do trabalho para o capital e o afunilamento da pirâmide social, levando a riqueza para o topo?”. A reforma trabalhista é tão danosa quanto à previdenciária e quando se juntam as duas o cenário é absolutamente trágico”, disse, reforçando que o que se pretende à médio e longo prazo é aprofundar as desigualdades e os níveis de pobreza em um país como nosso.
O senador Paulo Paim também aproveitou para cumprimentar o magistrado pelo encerramento de seu mandato na presidência da Anamatra pelo biênio 2015/2017.