Iniciativa da Anamatra será aplicada na 1ª Região integrada ao MPT nas Escolas
A Amatra 1 (RJ) promoveu, na última sexta-feira (31/03), a primeira reunião do semestre com representantes de 28 escolas estaduais que participarão do Projeto “De mãos dadas pela cidadania”. O projeto visa à aplicação integrada do Programas Trabalho, Justiça e Cidadania, iniciativa da Anamatra, e do MPT nas Escolas, capacitando e sensibilizando os profissionais de ensino para que atuem como multiplicadores no processo de conscientização da sociedade.
A reunião aconteceu na sede da Amatra 1 (RJ) e contou com a participação das coordenadoras regionais do Projeto, Teresa Carelli e Benimar Ramos de Medeiros Marins, da diretora da Amatra1 Gloria Mello, da coordenadora nacional do Programa TJC, Eliete Telles, e de representantes do MPT-RJ, SRTE/RJ e Seduc-RJ.
“No semestre passado tivemos um grande avanço, atingindo 80 escolas. Essa interiorização é muito importante, pois leva à formação dos cidadãos, através da conscientização de seus direitos fundamentais”, disse a coordenadora Teresa Carelli.
Benimar Ramos destacou a alegria de observar temas como assédio moral e trabalho infantil serem desenvolvidos pelos jovens de forma tão grandiosa. “Isso é o mais emocionante. A minha sugestão é que vocês deixem esses jovens se manifestarem de forma espontânea e eles vão criar a partir desses temas. Nós estaremos presentes como parceiros, dando todo o apoio necessário”.
Já a gestora do projeto pelo MPT-RJ, Luciana Tostes, ressaltou a necessidade de contato com o ensino médio e elogiou o esforço dos professores no trabalho de resgate dos jovens.
Participaram da reunião diretoras das escolas da capital, São Gonçalo, Niterói e Duque de Caxias.
* Texto e fotos Ascom/Amatra 1 (RJ)