Amatras realizam encontros de capacitação do TJC

Professores de Sorocaba (SP), Campinas (SP) e Natal (RN) participaram das iniciativas

A Amatra 15 (SP) e Amatra 21 (RN) já iniciaram suas atividades do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). A iniciativa da Anamatra é coordenada pelas associações nas respectivas regiões e tem como objetivo levar noções básicas de direitos fundamentais em escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios. 

Em Sorocaba (Amatra 15) cerca de 150 pessoas, entre magistrados, professores das escolas públicas e estudantes universitários, prestigiaram o Encontro para Capacitação do TJC, realizado no dia 11 de maio, na Escola Dr. Getúlio Vargas. Diversas autoridades locais de órgãos municipais e do Judiciário estiveram na abertura do evento e destacaram em falas a importância da iniciativa para inclusão social do cidadão. Na ocasião, o presidente da Amatra 15, Luís Rodrigo Fernandes, destacou as ações essenciais para aproximar ainda mais a magistratura da sociedade e apresentou o Programa aos participantes, reforçando sua presença na 15ª Região e ressaltando o trabalho que será realizado nas escolas.

Após a abertura oficial, José Roberto Dantas Oliva, diretor do Fórum Trabalhista e coordenador do Juizado Especial da Infância e Adolescência de Presidente Prudente proferiu a palestra “O trabalho no mundo contemporâneo: direitos e deveres do empregador e do empregado”, destacando os diversos aspectos e conceitos de trabalho, traçando paralelos com a Constituição Federal e o combate ao Trabalho Infantil.

O encontro também foi marcado pela realização dos painéis “Prevenção de Acidentes” e “Mapa do Trabalho Infantil em Sorocaba”, ambos mediados pelo presidente da Amatra 15. O primeiro Painel contou com a palestra do procurador do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, Ronaldo José de Lira, que ressaltou os desafios do combate aos acidentes trabalhistas, e apresentou diversas situações onde a falta de prudência pode levar a graves acidentes no ambiente de trabalho. Já o segundo painel foi conduzido pelo secretário municipal de Educação de Sorocaba, Flaviano Agostinho de Lima, que apresentou, de forma inédita, estudo sobre a situação do trabalho infantil na cidade de Sorocaba.

Campinas

A cidade de Campinas (Amatra 15) também recebeu o 6º Encontro de Capacitação do Programa TJC que reuniu cerca de 600 pessoas entre magistrados, professores das escolas públicas de Americana, Campinas, Indaiatuba, Valinhos e Vinhedo e estudantes universitários. O encontro aconteceu no dia 27 de abril na faculdade UNISAL/Liceu Salesiano em Campinas. A cerimônia de abertura também contou com a presença de vários representantes do Judiciário, bem como de órgãos de educação, de direitos humanos e do governo municipal. 

Durante o encontro foram realizados dois painéis. O primeiro, “Assédio Moral nas relações de trabalho e a Justiça do Trabalho. O Ministério Público do Trabalho e sua atuação”, foi mediado pela juíza substituta do Trabalho, Karine Vaz de Melo Mattos Abreu, e com palestras da desembargadora Maria Inês Correa e do procurador do Trabalho, Everson Carlos Rossi, todos representantes dos órgãos da 15ª região.

Já o segundo painel trouxe o tema “A Crise Econômica e o Trabalho Informal. Empreendedorismo”, mediado pela diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Amatra 15, Adriene Sidnei de Moura, com palestras do juiz do Trabalho, Marcelo Chaim Chohfi, e da presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região, Sanae Murayama Saito.

Natal

A Amatra 21 também promoveu, nos dias 29 e 30 de abril, a capacitação de professores das escolas participantes do TJC, que compareceram à sede da Escola Superior da Magistratura do Trabalho da 21ª Região (Esmat 21), juntamente com palestrantes que desenvolvem aulas sobre os temas da cartilha deste ano. O projeto acontece no Rio Grande do Norte através da Associação 21, em parceria com o Ministério Público, OAB/RN, Secretaria de Educação, ANATRA e o TRT/RN.

Para a Juiza Rachel Villar, coordenadora do TJC na Amatra 21, a capacitação é importante visto que permite aos professores mergulhar em temas da cartilha que serão desenvolvidos ao longo do ano. “Além disso, o professor será o incentivador dos alunos a nos receber na escola para que o programa seja efetivo”, explica. 

Depois da capacitação serão realizadas palestras nas escolas, seguidas das visitas dos alunos à OAB, ao Ministério Público e ao TRT/RN. Após essas experiências, os estudantes participam das culminâncias, que são as apresentações dos trabalhos. É escolhido um trabalho por escola a ser apresentado na Culminância Geral, ocasião em que também é realizado o concurso de redação, com prêmios para os primeiros colocados de cada escola.

Clique aqui e conheça mais sobre o TJC.

*Com informações Amatra 15 e Amatra 21

Fotos: Amatra 15 e Amatra 21

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