Mais de 750 alunos de escolas públicas de Belém (PA) participaram da culminância que marcou uma das atividades do 10º Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) na manhã desta sexta-feira (13), na Fundação Cultural Tancredo Neves. O evento contou com apresentações artísticas de estudantes, mostrou o resultado da aplicação do Programa da Anamatra, realizado na região pela Amatra 8 (PA), envolvendo sete escolas públicas da capital paraense e de Macapá.
Antes das apresentações dos alunos, o desembargador Vicente Malheiros da Fonseca, do TRT da 8ª Região, e autor do hino do TJC, foi homenageado com uma placa oferecida pela Anamatra e pela Amatra 8. Também estavam presentes a presidente da Amatra 8, Claudine Rodrigues, a coordenadora nacional do Programa TJC, juíza Eliete Telles, a coordenadora do TJC da Amatra 8, Zuila Dutra, o presidente da Escola Judicial do TRT/8, desembargador Marcus Augusto Maia, o procurador do Trabalho da 8[ Região, Hideraldo Machado, além de outras autoridades.
Ao abrir o evento, a juíza Claudine Rodrigues destacou que a culminância é o momento no qual os participantes e coordenadores do programa podem avaliar se as ações empreendidas ao longo do ano, "deram ou não deram frutos". "O nosso objetivo é que os estudantes se apoderem desses conhecimentos e sejam, no futuro, trabalhadores conscientes de seus direitos e deveres e menos suscetíveis à exploração", disse.
As apresentações de músicas, danças e encenações teatrais feitas pelos alunos procuraram retratar os conhecimentos adquiridos durante o Programa. Pela ordem, apresentaram-se o Centro Social Santa Edwiges, com o tema trabalho infantil; Escola Cristã Bengui, com "Infância Roubada"; Movimento República Emaús, com ""Emaús em Cena"; Fundação Bosque, com "Relações Trabalho Infantil Escola-Resgate da Valorização Interna"; Escola Salesiana do Trabalho, com "Construindo um Sonho". O evento foi encerrado com um show da Escola Josafá Aires, com a peça "Trabalhar não é coisa de criança".
_______________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Assessoria de Imprensa
Anamatra
Tel.: (61) 2103-7991