O diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra, Luiz Colussi, o juiz Cláudio Montesso (Amatra 1), integrante da Comissão Legislativa, e o juiz Fábio Bonisson (Amatra 17) acompanharam hoje (24/9) audiência pública da comissão especial responsável pela PEC 187/12, referente à eleição para órgãos diretivos de tribunais. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Cleusa Reginal Halfen, foi uma das convidadas para o evento.
A Anamatra defende as eleições diretas. O diretor Colussi lembrou que "a participação dos juízes de 1º e 2º graus na escolha de seus dirigentes representa um grande passo rumo ao aprimoramento da gestão interna do Judiciário". Para a entidade, é importante apoiar a aprovação da PEC 187/2012, que prevê a eleição direta para os cargos diretivos em todos os tribunais brasileiros.
Há dois anos, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) foi o primeiro no Brasil a iniciar o processo de democratização na escolha de seus cargos diretivos. No ano passado, o TRT da 1ª Região aprovou proposta de alteração do Regimento Interno com a finalidade de instituir eleições diretas para os cargos diretivos da Corte, conforme relatou o juiz Montesso. No Espírito Santo, de acordo com o juiz Bonisson, as eleições diretas também foram aprovadas em 2014 e valerão para o pleito marcado para o final de 2016.
________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Assessoria de Imprensa
Anamatra
Tel.: (61) 2103-7991