Um encontro para debater a melhor forma de lidar com os artistas mirins aconteceu nos dias 18 e 19 de junho no auditório do Fórum Ruy Barbosa, no bairro da Barra Funda, capital paulista. O seminário Trabalho infantil artístico: entre o sonho e a realidade, promovido pelos TRTs das 2ª e 15ª Regiões e outras instituições, reuniu diversos agentes envolvidos nos trabalhos ligados à arte infantil.
Pela Anamatra estiveram presentes o presidente, Germano Siqueira, e a diretora de Formação e Cultura e desembargadora na 2ª Região, Silvana Abramo, que palestrou no evento. "Todos os atores do sistema da Justiça têm a obrigação de cumprimento do dispositivo constitucional de proteção integral à criança", disse a magistrada, que também preside o Comitê Gestor do Trabalho Decente do TRT-2
Também foram promotores do evento as escolas judiciais dos TRTs 2 e 15, o Tribunal de Justiça de São Paulo, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Ministério do Trabalho e Emprego, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), o Ministério Público do Trabalho e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional Escola Superior do Ministério Público de São Paulo.
Além dos representantes de cada uma das instituições parceiras, houve também a presença de artistas que começaram a carreira ainda criança, como Bruna Marquezine e Yudi Tamashiro, mães de crianças artistas, psicólogos e pessoas ligadas ao setor de entretenimento.
O encerramento do evento foi marcado pela formulação de um documento denominado de Carta de São Paulo - Pela proteção dos direitos de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil artístico (clique aqui), com orientações e proposições expostas durante o seminário.
* Com informações e foto Ascom/TRT 2