O presidente da Anamatra, Paulo Luiz Schmidt, participou em São Paulo da abertura do Simpósio Internacional "Meio Ambiente do Trabalho no Século 21: Perspectivas e Desafios", no fórum do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na Barra Funda, São Paulo. O evento, que será encerrado hoje (27/05), foi promovido pela Anamatra em parceria com a Amatra 2 e com a Escola Judicial do TRT da 2ª Região e a Universidade de Massachusetts Boston.
Compuseram ainda a mesa de abertura a diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Silvana Abramo, e Patrícia Almeida Ramos, presidente da Amatra-2, além do professor Eduardo Siqueira (Umass – Boston).
O magistrado ressaltou a parceria com a Ejud, a Amatra 2 e a Universidade e afirmou que o simpósio é apenas um dos primeiros eventos nesse sentido. "A expectativa é que o convênio renda outras iniciativas positivas para a formação dos juízes", disse.
Na solenidade de abertura, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, ressaltou a importância do intercâmbio com outros países. "Não há como pensar no meio ambiente do trabalho cingindo os parâmetros de um único país. Nós temos que ser mais abrangentes."
A desembargadora Silvia Devonald, presidente do TRT-2, reforçou a relevância da interação e da troca de experiências internacional: "É importante para termos uma visão maior do que se passa em outros países. Como lidam com o meio ambiente, a segurança do trabalho".
A desembargadora Leila Chevtchuk, diretora da Escola Judicial do TRT-2, disse: "O meio ambiente do trabalho, como local em que o trabalhador exerce suas atividades e em que passa, na verdade, grande parte da sua vida, apresenta inequívoca importância, não apenas por que visa assegurar-lhe a saúde, mas também por que tem por objetivo zelar pelo bem-estar das populações externas aos estabelecimentos de trabalho, já que há questões como a poluição decorrentes das indústrias, por exemplo, que são nefastas a todos."
Durante os três dias do encontro, foram debatidos temas como acidentes e doenças laborais, os impactos dos agrotóxicos na saúde do trabalhador e políticas de prevenção de saúde.
Foto de Décio Samezina - TRT/2