A Anamatra sugeriu e a coordenação do Prêmio Innovare aceitou a criação de uma nova categoria – Educação para a Cidadania, que será incluída já na edição de 2015. A sugestão foi apresentada pelo presidente da Anamatra, Paulo Luiz Schmidt, em reunião realizada hoje (26/02), no Rio de Janeiro. A XII edição do prêmio será lançada no próximo dia 5 de março, em solenidade no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O objetivo do Prêmio Innovare é identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil, que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça Brasileira.
“A Anamatra acredita que a educação para a cidadania, ao desenvolver em pessoas de todas as faixas etárias, mas principalmente de jovens e adolescentes, a consciência de seus direitos e deveres, previne e eleva a sua capacidade de enfrentamento de situações de conflito e autonomia individual e coletiva”, disse o presidente da Anamatra.
Atualmente, o prêmio Innovare premia as categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia.