A Anamatra participa, dos dias 19 a 22 de agosto na faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, do II Congresso Internacional de Direito e Medicina do Trabalho (Adoecimentos, Acidentes e Sofrimentos no Mundo do Trabalho). O diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos da Anamatra, Guilherme Feliciano, participa do painel “Tutela penal da integridade psicofísica do trabalhador”. O evento é uma realização da Associação Latino-Americana de Advogados Laboralistas (ALAL), da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro) e do Ministério Público do Trabalho (MPT).
O objetivo do Congresso é reunir pessoas de múltiplas inserções profissionais e sociais para discutir temas referentes ao mundo do trabalho e impactos sobre a saúde e meio ambiente, bem como possibilidades de atuação em diferentes frentes.
Para Guilherme Feliciano, a iniciativa de se debater a questão da saúde e da segurança do trabalhador, nas perspectivas multidisciplinar e interinstitucional, é por tudo alvissareira. “De nossa parte, demonstraremos como, tragicamente, é fato que o furto de alimentos em supermercados tem gerado imprecações criminais, mas a indução negligente à surdez profissional, após anos de sujeição a ruído intenso com proteção sabidamente inadequada, suscita basicamente reparações civis. A cidadania parece se diluir sob o pálio da relação de emprego", explicou.
Clique aqui para ver a programação completa
Clique aqui para se inscrever gratuitamente
* Com informações www.fundacentro.gov.br e foto © GIPhotoStock/Corbis