A presidente da Anamatra na gestão 1995/1997, desembargadora Maria Helena Mallmann, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), foi indicada pela presidente Dilma Rousseff para o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A magistrada foi indicada para a vaga do ministro Carlos Alberto Reis de Paula, que se aposentou este ano. A indicação foi publicada nesta quarta-feira (9/7) no Diário Oficial da União e será apreciada pelo Senado Federal.
Para o juiz Germano Siqueira, presidente em exercício da Anamatra, a magistrada reúne características profissionais importantes para o cargo, a exemplo de seu engajamento no movimento associativo e na democratização dos tribunais. “A Anamatra tem certeza de que a desembargadora cumprirá um grande papel no TST, defendendo a aplicação dos princípios do Direito do Trabalho e fazendo de seu ofício instrumento para concretização de uma sociedade menos desigual”, afirmou. O magistrado também lembrou a importante participação da desembargadora no processo, no TRT 4, que culminou na consulta aos juízes sobre os cargos diretivos no órgão.
Maria Helena Mallmann é natural de Estrela (RS). Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), ingressou na Magistratura do Trabalho da 4ª Região em 1981. Foi promovida a presidente de Junta de Conciliação e Julgamento em agosto de 1986. Atuou nos municípios de Bagé, Pelotas, Santa Cruz do Sul, São Jerônimo, Osório, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e Porto Alegre. Em 2001, foi promovida a desembargadora do TRT 4, do qual foi vice-presidente (2009-2011) e presidente (2011-2013).
No movimento associativo, a magistrada exerceu a vice-presidência e a presidência da Anamatra e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra 4/RS).
* Com informações Ascom/ Amatra 4 (RS) e foto Inácio do Canto