Presidente da Anamatra afirma que aumento do desemprego afetará demanda judicial

Renato Sant’Anna comenta relatório da OIT que prevê aumento da taxa de desemprego no Brasil nos próximos cinco anos

Mais de 500 mil pessoas desempregados nos próximos dois anos no Brasil. Essa é a previsão da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que divulgou ontem (21/01), em Genebra, estimativas para o mundo nos próximos cinco anos. Pelas previsões da Organização, a crise, que acometeu os países ricos, vai afetar as economias emergentes. De 2011 a 2014, segundo a OIT, o Brasil terá aumentado em um milhão o número de desempregados.

A previsão da OIT tem como base uma avaliação da América Latina que constata que o crescimento das economias não será suficiente para absorver a mão de obra até o ano de 2017. Entre os fenômenos que ocorrerão nesses países, segundo a OIT, estão a desaceleração do comércio global e a queda no preço das commodities com impacto imediato no mercado de trabalho. Mas o grande desafio para o Brasil na visão da OIT para a redução da pobreza é a baixa produtividade, bem abaixo da média internacional.

Para o presidente da Anamatra, Renato Henry Sant’Anna, caso a previsão da OIT se efetive, a Justiça do Trabalho experimentará um aumento na demanda judicial. “É fato que quanto maior o número de desempregados, maior o número de reclamantes na Justiça do Trabalho”, ressalta. O magistrado alerta também para o fato de, em tempos de crise, a classe trabalhadora se vê frente a ofertas de trabalho precárias e que não levam em conta os direitos trabalhistas.

“A atuação da Anamatra contra a flexibilização das leis trabalhistas é histórica. Estando ou não a economia em situação favorável, os direitos trabalhistas não podem ser ceifados em detrimento de uma preocupação eminentemente mercadológica. Não é esse o desenvolvimento que nosso país deve buscar”, disse Sant’Anna.

 


Foto: Renato Alves/MTE

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra