Ao reforçar a importância dos movimentos associativos como forma de fortalecimento da democracia, o novo presidente da Amatra 6 (PE), André Machado, se comprometeu em priorizar a luta dos direitos humanos e pela emancipação social, além da defesa das prerrogativas dos magistrados, contando com apoio dos colegas juízes trabalhistas. “Não é fácil conduzir uma entidade associativa, mas não estarei sozinho nessa luta”, afirmou Machado.
A solenidade de posse da nova diretoria da Amatra 6, na noite da quinta-feirta (4.10), em Rose Beltrão Recepções, no Recife, foi prestigiada por representantes de várias entidades ligadas à Justiça do Trabalho. O presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco, Andre Genn, lembrou a trajetória de André Machado como magistrado trabalhista e garantiu trabalhar em parceria em benefício de melhorias para o Judiciário, como a identificação de um novo local para o fórum trabalhista do Recife. “Estamos firmes no propósito de alcançarmos resultados positivos também para os juízes”, afirmou.
Para o presidente da Anamatra, Renato Sant’Anana, a mensagem deixada aos colegas recém-empossados foi de otimismo e luta. “O trabalho associativista é árduo, exigindo muita dedicação, mas é extremamente recompensador”, destacou, agradecendo o engajamento dos magistrados pernambucanos para o fortalecimento da democracia.
Ritual – Ao transmitir a presidência da Amatra, a juíza Luciana Conforti, que esteve à frente da entidade entre 2010 e 2012, cumpriu o ritual repetido por seus antecessores, e fez a entrega do aparelho celular corporativo ao novo dirigente da Associação, André Machado, e inovou a entregar também um tablet. Conforti agradeceu a confiança dos colegas e lembrou que, no decorrer do biênio ocorreram importantes conquistas para os associados – como a autorização para concessão de internet móvel, aumento das diárias – e também a participação em campanhas de valorização da magistratura, mas alertou para novos desafios, como a alteração da resolução 63 do CNJT, que possibilitou a não designação de juízes substitutos em varas com movimentação acima de mil processos. “Precisamos estar vigilantes para não permitirmos retrocessos para a magistratura”, completou.
Democratização – Em seu primeiro discurso como presidente da Amatra VI, o juiz André Machado reforçou a defesa da democratização no Judiciário e ressaltou a importância do papel que é realizado nas últimas décadas pela Associação dos Magistrados do Trabalho, nas palavras dele, “a interface entre o poder judiciário e a sociedade civil organizada”. Machado destacou durante a posse a importante luta que terá pela frente em busca de uma nova sede para a Amatra VI, mas ressaltou que a democratização do judiciário é o eixo central da nova administração que se inicia agora e vai até 2014.
Para o juiz André Machado, é preciso trabalhar pela distribuição equânime do trabalho entre os juízes, com um processo de democracia interna. O novo presidente afirmou que faz parte das metas da nova gestão, a reivindicação de eleições dos dirigentes dos tribunais pelos próprios pares. O principal desejo da nova diretoria é, nas palavras do presidente da Amatra VI, “abrir uma discussão sobre o acesso ao judiciário, que precisa deixar de ser isolado do verdadeiro ‘olimpo’ onde sempre se encontrou”, destacou.
Conheça a nova Diretoria da Amatra VI:
Presidente
André Luiz Machado
1º Vice-Presidente
José Adelmy da Silva Acioli
2º Vice-Presidente
Rafael Val Nogueira
Secretário-Geral
Marcelo da Veiga Bacallá
Diretora Cultural/Esportes
Ana Cristina da Silva
Diretora Financeira
Luciana Paula Conforti
Diretor de Prerrogativas
Sérgio Vaisman
Diretor de Informática
Armando da Cunha Rabelo Neto
Diretora Social
Márcia de Windsor Nogueira
Diretora de Aposentados
Lígia Maria Valois de A. Abreu
Comissão Disciplinar
Edmilson Alves da Silva
Marília Gabriela Mendes Leite de Andrade
Suplentes
Virgínia Lúcia Sá Bahia
Agenor Martins Pereira
Conselho Fiscal
Vladimir Castro
Ana Maria Aparecida de Freitas
Maria do Carmo Varejão Richlim
Suplentes
Hugo Melo Cavalcanti Filho
Lucas de Araújo Cavalcanti
* Texto e foto Ascom Amatra 6