Começou na noite desta quinta-feira (2/8) na cidade do Rio de Janeiro o 3º Encontro Nacional dos Magistrados do Trabalho Aposentados – Ativos para uma aposentadoria plena, evento realizado pela Anamatra em parceria com a Amatra 1 (RJ). “Me sinto acolhido, seguro e confortável em conviver com os colegas aposentados, que têm tanta experiência e tanto as nos ensinar”, declarou o presidente da Anamatra, Renato Henry Sant’Anna, em seu discurso de abertura da solenidade.
Sant’Anna destacou que um juiz não deixa de ser juiz porque se aposenta e que a ajuda de “todos fortalece o movimento associativo. “Vivemos tempos difíceis na magistratura e nesta luta diária cada vez mais precisamos do apoio e experiência dos colegas aposentados”, disse.
A diretora de Aposentados da Anamatra, Terezinha Kineipp, aproveitou a oportunidade para declarar sua emoção e orgulho em estar à frente de importante diretoria. Além disso, a desembargadora aplaudiu os demais dirigentes da Associação por darem espaço àqueles que não estão mais atuando nos fóruns e tribunais. “A convivência com a diretoria e Conselho de Representantes da Anamatra, além dos associados, me fez ter a consciência de sair do casulo para enxergar o outro e aquilo que o aflige”.
Terezinha também ressaltou que os “ativos de hoje são os aposentados de amanhã e todos fazem parte de um mesmo corpo”. Além disso, a magistrada aconselhou que os juízes não devem cuidar da aposentadoria apenas quando consumada, mas desde o período que a antecede, “para que ocorra de forma plena, sem medos e incertezas”. “Ativos e aposentados devem ocupar o seu espaço no fortalecimento de suas Amatras e da Anamatra em busca do respeito e cumprimento dos seus direitos e prerrogativas”, destacou.
Por fim, a diretora da Anamatra reproduziu um provérbio chinês,citado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) nas considerações finais do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003): “Aquele que garante o bem-estar dos outros garante o próprio”.
Anfitriã do evento, a presidente da Amatra 1, Áurea Sampaio, deu boas-vindas aos participantes do evento. “Desejo que seja realmente um encontro. Encontro de pessoas, de ideias, de propostas e de almas. E que possamos conversar, brincar e refletir”, afirmou a juíza.
Também participaram da solenidade de abertura do 3º Encontro Nacional dos Magistrados do Trabalho Aposentados – Ativos para uma aposentadoria plena a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ), desembargadora Maria de Lourdes D’Arrochella Lima Sallaberry, o ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho Luciano de Castilho Pereira, a procuradora do Trabalho aposentada Maria Lúcia Abrantes Ferreira, o representante da Associação dos Magistrados Brasileiros, juiz auditor Edmundo Franca de Oliveira, o diretor de Assuntos de Interesses dos Aposentados da Associação dos Juízes Federais do Brasil, desembargador André José Kozlowski, e o advogado João Baptista Lousada Câmara, representando a Ordem dos Advogados do Brasil.