Juízes vão ao Complexo do Alemão tirar dúvidas sobre legislação trabalhista

Ação marca lançamento da campanha “Juiz do Trabalho: sempre ao seu lado" amanhã (3/8)
Juízes do Trabalho iniciam, na próxima sexta-feira (3/8), uma nova ação de esclarecimento da população sobre direitos trabalhistas previstos na legislação. A atividade, patrocinada pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), faz parte da campanha “Juiz do Trabalho: sempre ao seu lado” e prevê atendimento direto a comunidades, com juízes tirando dúvidas dos moradores em ambientes públicos e orientando sobre as providencias que devem ser tomadas.

A primeira dessas ações será realizada no Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho e da Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra 1). Os magistrados farão palestras sobre direitos trabalhistas a alunos de 15 a 18 anos e ficarão disponíveis aos demais moradores para esclarecimentos, inclusive sobre prevenção de acidentes. Serão distribuídas, também, cartilhas detalhando a legislação em forma de história em quadrinho. A Anamatra está definindo a agenda para outras cidades.

A ação faz parte da campanha desenvolvida pela Anamatra de aproximação dos juízes com a sociedade. "Os juízes do Trabalho e a Justiça do Trabalho sempre foram muito próximos da população. Nossa intenção é intensificar esse relacionamento, indo até as pessoas nos seus locais de trabalho e de estudo, incrementando ainda mais o nosso programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)", avalia o presidente da Anamatra, Renato Sant’Anna.

Há oito anos, a entidade iniciou o programa TJC, que tem como objetivo promover a qualificação do exercício da cidadania e conscientizar o cidadão sobre seus direitos e deveres básicos. Com o crescimento da economia e da formalização das relações trabalhistas, avalia a entidade, há uma tendência de crescimento das dúvidas sobre a legislação, tanto por parte do trabalhador quanto do empregador.

Serviço:

O que?
Lançamento Campanha "Juiz do Trabalho: sempre ao seu lado"
Quando? Dia 3 de agosto (sexta-feira), às 14h
Onde? Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes