O Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região lançou, na noite da última sexta-feira (11/5), o programa Trabalho Justiça e Cidadania 2012, iniciativa da Anamatra de conscientização dos direitos e deveres básicos do cidadão e de integração do Judiciário com a sociedade. Na Região, o Programa será implementado com a parceria da Amatra 17 (ES).
A expectativa é que iniciativa beneficie 400 alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental da Escola Municipal Adelvani Sysesmundo Ferreira de Azevedo, localizada em Jardim Camburi, escolhida pela Secretaria Municipal de Educação de Vitória para receber o Programa.
Cerca de 80 professores compareceram ao lançamento para conhecer as diretrizes do Programa e dar sugestões de temas a serem abordados, de acordo com o perfil e necessidade da comunidade local.
A equipe do TJC - formada pelos juízes Silvana do Egito Balbi, Suzane Schulz Ribeiro, Cássio Ariel Moro e Welington do Nascimento Andrade, presidente da Amatra 17 (ES) -, prestigiou o evento. A desembargadora aposentada Maria Francisca dos Santos Lacerda também faz parte do grupo, mas não pôde comparecer à ocasião. O juiz Adib Salim, magistrado da Região e membro do Conselho Fiscal da Anamatra, também esteve presente.
O pontapé inicial do TJC 2012 será dado no fim de junho, quando os professores vão participar do curso de formação. "Nossa equipe instrui os docentes a respeito dos assuntos do programa, que este ano dará foco especial à prevenção dos acidentes de trabalho”, informou a juíza Silvana Balbi.
Em 2011, a Escola Municipal Maria José Costa Moraes foi a escolhida para dar início ao TJC em terras capixabas. Na ocasião, 200 alunos participaram da iniciativa. O Tribunal estuda uma proposta de implantação do programa no município de Vila Velha ainda este ano.