Um Ato Público pelo Trabalho Seguro na Construção Civil será realizado no Estádio Fonte Nova, em Salvador (BA), dia 13 de julho próximo, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), com a presença do presidente, ministro João Oreste Dalazen. A proposta da campanha do TST é a busca pela proteção dos empregados que atuam em área de risco, já que quase 3 mil trabalhadores morreram no Brasil em 2009, vítimas de acidentes de trabalho.
Para tratar da organização do evento, na manhã desta terça-feira (18), magistradas do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) estiveram no Estádio.
O evento pretende disseminar o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Trabalho Seguro junto aos operários que atuam no Estádio Fonte Nova, uma das sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Cerca de três mil trabalhadores atuam no canteiro de obras do estádio em Salvador.
O evento promovido pelo TST ocorre em diversas capitais que sediarão a Copa, e tem o objetivo de evitar a ocorrência de acidentes de trabalho entre os trabalhadores, até o término da construção, criando a consciência de que empregadores e empregados devem se responsabilizar, em conjunto, pela segurança no trabalho.
A desembargadora Léa Nunes, gestora regional da campanha, a presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 5ª Região, juíza Ana Cláudia Scavuzzi, a juíza auxiliar da Presidência, Angélica Ferreira, e a juíza Rosemeire Fernandes, representante do Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC), um projeto social desenvolvido nacionalmente pelos magistrados, foram recebidas pelos representantes do consórcio de construtoras OAS/Odebrecht, responsável pela obra.
A partir do dia 10 de maio, magistrados do TRT-BA vão realizar encontros semanais com os operários, no sentido de fornecer-lhes material didático sobre direitos trabalhistas, com a realização de palestras e atividades lúdicas, além de um dia dedicado a tirar as dúvidas dos trabalhadores, um trabalho já desenvolvido junto aos estudantes da rede pública pelo TJC. A prevenção de acidentes, assédio moral, o envolvimento com álcool e drogas estão entre os temas que serão abordados pelos juízes até a realização do evento em julho.
*Fonte e foto: Ascom TST