Uma das atividades do 5º Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), realizado nos últimos dias 2 e 3 em Santa Maria (RS), consistiu na divulgação das últimas ações da iniciativa no âmbito nacional e internacional. A coordenadora nacional do TJC, Eliete Telles, fez um balanço aos representantes das Amatras que participaram do encontro. “O programa ganhou uma sucessão de acontecimentos e uma repercussão internacional”, anunciou.
Eliete destacou os encontros que a Comissão Nacional do TJC teve com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). “Foram muitas vias abertas, todas de parceria”, frisou.
A parceria com a OIT diz respeito à tradução da Cartilha do Trabalhador para o inglês, francês e espanhol, e legendar o vídeo institucional do TJC. Além disso, a Anamatra terá espaço durante a 100ª Conferência Internacional de Trabalho, que acontece em junho de 2011 em Genebra, para apresentar o programa a todos os participantes do evento. Quanto às parcerias firmadas com o CNJ, Unesco e Coleprecor dizem respeito à divulgação do TJC. Estas entidades se mostraram bastante receptivas e no próximo ano as parcerias devem ser efetivadas.
Já o diretor de Direitos Humanos da Anamatra, Gabriel Napoleão Velloso Filho, aproveitou para comunicar que uma das metas que serão votadas pelos presidentes e corregedores de todos os tribunais brasileiros durante o 4º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que acontece nos dias 6 e 7 deste mês no Rio de Janeiro, diz respeito à implantação de programa de conhecimento sobre Judiciário nas escolas. “Nosso programa, o TJC, serve exatamente para esta meta. A Anamatra mandará ofício para os presidentes dos TRTs pedindo que votem nesta proposta”, disse Velloso Filho.
Participaram do encontro magistrados representando as Amatras do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Pará, Campinas e Região, Distrito Federal e Espírito Santo.