Lançamento faz parte da celebração do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
O diretor de cidadania e direitos humanos da Anamatra, Gabriel Napoleão Velloso Filho, participou nesta quinta-feira (10/6) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, do lançamento da campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, que faz parte das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – 2010. No Brasil, a campanha foi lançada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Fórum nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).
Para o dirigente da Anamatra, ainda existe dificuldade de combater essa prática. “Qualquer tipo de trabalho infantil é uma violência contra a criança, impedindo, principalmente, o seu desenvolvimento”, afirmou o magistrado que durante o evento concedeu entrevista à TV Câmara. Gabriel Velloso ressaltou que a exploração de crianças é uma violência que tem que ser combatida e que toda a sociedade precisa estar engajada.
Durante o evento, foram distribuídos aos presentes o “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, uma alusão à Copa do Mundo, uma vez que o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho) coincide com o início do mundial, na África do Sul. A campanha deste ano está focada no combate ao trabalho infantil no esporte e traz como garoto propaganda o jogador Robinho.
O evento, que aconteceu ao lado do Museu da República, reuniu diversas crianças, entre elas as da organização não governamental Viver, instituição que já recebeu doações da Anamatra (
clique aqui para ler a matéria). Estiveram presentes, ainda, representantes de diversos segmentos da sociedade civil relacionados aos direitos humanos, como o coordenador do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC) da OIT, Renato Mendes.
Campanha – O Dia Mundial contra o trabalho infantil, que é celebrado em 12 de junho, será dedicado, este ano, a chamar a atenção sobre a necessidade de medidas urgentes em nível nacional e internacional para acelerar a ação contra o trabalho infantil. Amanhã (11/6), a Conferência Internacional do Trabalho, que está reunida em Genebra, discutirá o recente Relatório Global sobre Trabalho Infantil. Depois da introdução do Diretor-Geral da OIT, um grupo de porta-vozes de governos, empregadores e trabalhadores comentarão as conclusões do relatório antes da discussão geral do documento. Em mais de 60 países serão realizadas atividades para celebrar o Dia Mundial.
O coordenador do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC) da OIT, Renato Mendes, e o diretor de cidadania e direitos humanos da Anamatra, Gabriel Napoleão Velloso Filho