Líder sindical será um dos painelistas do evento, que acontece entre os dias 28 de abril e 1º de maio, em Brasília
“Liberdade e Unicidade: dilema da representação sindical” será um dos painéis do 15º Congresso nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), evento que acontece entre os dias 28 de abril e 1º de maio em Brasília. O líder sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Júlio Turra discutirá o tema com a professora de Direito Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da Silva e o procurador do Trabalho da 10ª Região Cristiano Otávio Paixão Araújo Pinto. O painel acontece no dia 29 de abril, às 15h30.
Em sua intervenção, Turra procurará abordar as origens da estrutura sindical corporativista no Brasil – era Vargas – sua permanência ao longo de décadas até os dias atuais, confrontando a mesma com os princípios de liberdade e autonomia sindical contemplados na Convenção 87 da OIT e vigentes em diversos países em todo o mundo.
Para Júlio Turra, a realização do Conamat é de extrema importância, pois permitirá o intercâmbio e a atualização de temas relativos ao direito trabalhista, conquista social de primeira ordem. “Penso que eventos como esse reforçam inclusive a atividade sindical em defesa dos trabalhadores e são sempre bem-vindos”, disse o painelista.
15º Conamat
A 15ª edição do Conamat será realizada entre os dias 28 de abril e 1º de maio de 2010 no Centro de Eventos e Convenções Brasil XXI, em Brasília. No complexo, também fica localizada a sede da Anamatra, no centro da capital federal, próximo à Praça dos Três Poderes. O Congresso tem como tema central “A Constituição, o Trabalho e a Democracia: Tensões e Perspectivas”. O evento é realizado pela Anamatra e pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região (DF/TO).
As inscrições para o 15º Conamat e para o envio de teses estão abertas pelo site oficial –
www.conamat.com.br.