Objetivo do encontro é definir medidas para o alcance das 10 metas prioritárias para o Poder Judiciário, definidas pelo Conselho Nacional de
A diretora de comunicação da Anamatra, Nélie Perbeils, participa hoje (17/3) e amanhã, na Escola Superior da Magistratura Federal (Esmaf), em Brasília, do 1º Workshop de Gestores das Metas 2010. O objetivo do encontro é definir medidas para o alcance das 10 Metas Prioritárias para o Judiciário. Paralelamente à realização do workshop, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove o Encontro Nacional de Assessores de Comunicação do Judiciário, que conta com a participação de representante da assessoria de imprensa da entidade.
Para Nélie Perbeils, o encontro dos gestores é uma oportunidade de trocar experiências entre os colegas magistrados e o CNJ, em especial no que tange as diferenças regionais entre os tribunais. “As metas são importantes, mas é preciso sensibilizar o Conselho quanto à realidade de cada órgão e à estrutura de pessoal dedicada ao cumprimento das metas”, alertou a magistrada.
O workshop é o primeiro contato do CNJ com os gestores depois da definição das 10 metas do Judiciário para este ano, aprovadas pelos presidentes dos 91 tribunais brasileiros, durante o 3º Encontro Nacional do Judiciário, realizado em fevereiro último, em São Paulo. (Confira abaixo links para as notícias sobre a participação do presidente da Anamatra no Encontro).
A abertura do evento foi feita pelo presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, seguida por apresentação do secretário-geral do CNJ, juiz do Trabalho Rubens Curado. “Espero que 2010 seja um ano exitoso para continuarmos mudando o quadro de ineficiência do Judiciário", destacou o ministro Gilmar Mendes em sua saudação. “O workshop será um diálogo para esclarecer eventuais dúvidas, como a abrangência e os critérios de cumprimento das metas, assim como a forma de acompanhamento e coleta de informações", disse Rubens Curado.
Transparência. Rubens Curado anunciou que o CNJ pretende divulgar a lista das 100 instituições públicas e privadas com maior número de processos tramitando na Justiça brasileira. A iniciativa, objetiva assegurar a transparência de dados à sociedade. Para o magistrado, o compromisso de um judiciário ágil não se restringe aos seus integrantes, mas importa na alteração da conduta da própria sociedade. A expectativa do CNJ é de que a lista dos maiores litigantes do Judiciário seja divulgada dentro de um mês.
Cumprimento das metas de 2009
Após sua exposição, o secretário-geral do CNJ, Rubens Curado, anunciou o que denominou de “Top 10”, uma homenagem do CNJ aos tribunais que mais se destacaram no cumprimento das 10 metas de nivelamento do Poder Judiciário de 2009, com percentuais superiores a 90%.
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre) conquistou o 1º lugar, por ter cumprido 100% das 10 metas de 2009. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) ficou em 4º lugar com 98,27% e o TRT da 18ª Região (Goiás) ficou no 6º lugar com um índice de 92,11%%.
As placas de homenagem foram entregues aos representantes dos tribunais presentes, entre eles a desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, presidente do TRT da 14ª Região (na foto, com a conselheira do CNJ, Morgana Richa)
“Foi emocionante ver o empenho de todos. Com essa união conseguimos um bom resultado, a partir da coordenação do CNJ, que é de fundamental importância para todo o Judiciário brasileiro e para a sociedade, que depende tanto de nós”, destacou a magistrada, ao ressaltar que o resultado só foi possível graças ao desempenho de todos os magistrados e servidores.
Notícias sobre o 3º Encontro Nacional do Poder Judiciário
Presidente da Anamatra destaca importância da gestão judiciáriai
Conheça as 10 metas prioritáriias para 2010
Metas de nivelamento de 2009: Justiça do Trabalho apresenta resultados positivos
Ministro Gilmar Mendes destaca importância da participação das entidades de classe no aperfeiçoamento do Judiciário
Dirigentes da Anamatra prestigiam entrega do Prêmio Nacional de Estatísticas do Poder Judiciário