O 15º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), que acontece entre os dias 28 de abril e 1º de maio, em Brasília, terá um painel dedicado às “Novas tecnologias e o processo do trabalho”. A psicóloga clínica do TRT da 15ª Região Juliana Barros de Oliveira integra o painel, que é composto ainda pelo secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rubens Curado, e pelo desembargador do Trabalho da 5ª Região Cláudio Mascarenhas Brandão. O painel acontecerá no segundo dia do evento, 29 de abril, às 15h30.
Para Juliana Barros, sob a perspectiva da psicologia, é gratificante observar os movimentos de um Judiciário mais comunicativo e interdisciplinar, que integra discussões de alta relevância social e admite debates com diversas áreas do conhecimento o que os torna ainda mais profícuos.
“Estamos em plena era digital e são perceptíveis as mudanças que ocorrem no convívio social, com reflexos nas relações pessoais e de trabalho. Para o Poder Judiciário, a tecnologia é sinônimo de esperança na celeridade, de modo que o mais comum dos cidadãos perceba uma agilização de seu processo ou, abstratamente, da Justiça. Mas a relação homem/máquina sempre foi complexa e acolhe debates sobre aparentes contradições entre medos e anseios, qualidade de vida no trabalho e efetividade do Judiciário”, disse Juliana sobre os pontos que abordará em sua explanação no evento.
15º Conamat
A 15ª edição do Conamat será realizada entre os dias 28 de abril e 1º de maio de 2010 no Centro de Eventos e Convenções Brasil XXI, em Brasília. No complexo, também fica localizada a sede da Anamatra, no centro da capital federal, próximo à Praça dos Três Poderes. O Congresso tem como tema central “A Constituição, o Trabalho e a Democracia: Tensões e Perspectivas”. O evento é realizado pela Anamatra e pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região (DF/TO).
As inscrições para o 15º Conamat e para o envio de teses estão abertas pelo site oficial –
www.conamat.com.br.