Escolha foi feita mediante voto secreto, em sessão extraordinária do Pleno
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) definiu ontem (22/9), em sessão extraordinária do Pleno, a lista tríplice destinada ao preenchimento da vaga reservada à magistratura de carreira, decorrente da aposentadoria do ministro Rider Nogueira de Brito. A escolha, mediante voto secreto a partir de uma lista com 52 representantes de Tribunais Regionais do Trabalho, resultou na indicação dos seguintes juízes: Augusto César Leite de Carvalho - 20ª Região (SE); José Roberto Freire Pimenta – 3ª Região (MG) e Lorival Ferreira dos Santos – 15ª Região (Campinas-SP). Cada um deles recebeu 15 votos, sendo que o critério prevê aprovação dos nomes a partir de 14 votos, que constitui a maioria absoluta (metade mais um) dos ministros presentes.
O presidente da Anamatra, Luciano Athayde, elogiou os juízes que compõem a lista tríplice. “São bons nomes que certamente fortalecerão a Justiça do Trabalho”, afirmou o magistrado, ao ressaltar o bom trabalho do ministro Rider realizado, principalmente, enquanto esteve à frente da presidência do TST no biênio 2007/2009.
A lista tríplice será encaminhada pelo presidente do TST, ministro Milton de Moura França, ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a quem caberá a escolha final do novo ministro.