A diretora de aposentados da Anamatra, Cristina Valero, a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 3ª Região (Amatra3), Olívia Figueiredo Pinto Coelho, e o diretor de assuntos para juízes aposentados da Amatra, Josué Silva Abreu, reuniram-se na última sexta-feira (10/9), na sede da entidade regional, para debater questões relativas à aposentadoria dos juízes, em especial sobre a qualidade de vida pós-aposentadoria.
Após fazer um breve relato sobre os vários projetos de interesse dos magistrados, dentre eles o projeto de lei de revisão dos subsídios dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), aprovado no dia 9 de setembro pela Câmara Federal, a dirigente da Anamatra Cristina Valero ouviu os magistrados aposentados mineiros que discorreram sobre a necessidade de preparação do juiz para a aposentadoria.
O dirigente da Amatra3 Josué Silva Abreu assinalou que o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª. Região já tem um plano nesse sentido para servidores e magistrados, e ressaltou a importância de as entidades representativas da magistratura também elaborarem propostas específicas para o segmento. “Precisamos envolver os magistrados aposentados em atividades que gerem prazer, para que não fiquem acabrunhados e até deprimidos após deixarem a atividade de juiz, o que é muito comum", afirmou Josué Abreu. “Vamos começar a esboçar uma proposta em torno disso, aqui, na Amatra3”, finalizou.
Também participaram da reunião a diretora social e desportiva da Amatra3, Maria de Lourdes Chaves, e os juízes aposentados Luís Carlos Avelar, Márcio Antônio de Almeida, Rosalvo Miranda Moreno, Cleide Amorim, Manoel Galdino da Paixão Jr., Cássio Gonçalves, Antônio Tanure, Natalícia Torres Gaze, Osvaldo Machado, Levy Henrique Faria de Souza e Rinaldo Lima.