O diretor de cidadania e direitos humanos da Anamatra, Gabriel Napoleão Velloso Filho, participou nesta quarta-feira (8/7) de reunião do Fórum Nacional para a Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz realizada na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília.
Na ocasião, os membros do Fórum, do qual a Anamatra é integrante, discutiram propostas elaboradas pelo grupo, das quais 21 serão enviadas ao Ministério da Justiça e deverão subsidiar os debates da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, que será realizada de 27 a 30 de agosto, na capital federal.
Entre os temas, o grupo acolheu a sugestão do diretor da Anamatra Gabriel Velloso Filho de colocar a questão do trabalho infantil na pauta da conferência nacional, dando como proposta de superação para esse problema a capacitação de profissionais do Direito e da sociedade civil para combater o trabalho infantil. O magistrado sugeriu ainda a criação de Varas do Trabalho em regiões onde são recorrentes as práticas de trabalho escravo e a inserção de conteúdos versando sobre os direitos humanos nas Escolas de Magistratura.
O Fórum Nacional para a Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira e suas instituições públicas para combater a banalização da violência e da impunidade e, principalmente, em favor da paz, fomentando uma cultura de harmonia e convivência respeitosa entre os cidadãos, considerando para tanto a diversidade econômica, social, étnica e cultural.
A reunião contou também com a participação de representantes da OAB e vários outros segmentos da sociedade civil organizada.
Saiba mais sobre 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública – http://www.conseg.gov.br/