O presidente da Anamatra, Cláudio José Montesso, participou hoje (3/4) da solenidade de abertura do 5º Encontro Luso-Brasileiro de Direito do Trabalho. O evento, que acontece até amanhã no auditório do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e tem como tema “Constitucionalismo Laboral Contemporâneo”, é promovido pela Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho (Jutra) e tem a Anamatra como uma das entidades apoiadoras.
Na abertura do encontro, o presidente da Jutra, o advogado brasiliense Nilton Correia, destacou a importância do evento como um palco para uma reflexão do que hoje acontece no Direito do Trabalho. O advogado falou também da atuação da Jutra em diversos países, entre eles muitos dos continentes americano e europeu e, em um futuro próximo, no africano.
A crise financeira mundial também foi lembrada em diversas intervenções da solenidade, entre elas a do presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto. Segundo ele, a crise vem aprofundando e enfraquecendo o capital, ao contrário do que vinha ocorrendo em anos anteriores. “O capital começa a se recompor de forma perversa e com o apoio do Estado”, criticou o presidente. “O trabalho tem de ser a razão do Estado. Não se pode falar de um mundo fraterno se os cidadãos não forem a razão de ser das políticas públicas”, afirmou.
A mesa de abertura do encontro contou também com a participação vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen; do reitor da Universidade de Brasília, o advogado José Geraldo de Souza Junior, do subprocurador-geral do Trabalho Edson Brás da Silva, entre outras autoridades.
Anamatra no encontro da Jutra
O presidente da Anamatra será um dos palestrantes do evento no dia de amanhã (4/4). Com o tema “Direito do Trabalho e Efetividade – Desafios e Perspectivas”, Cláudio Montesso fará sua intervenção juntamente com o inspetor-geral do Trabalho de Portugal Paulo Morgado de Carvalho, e o advogado trabalhista Marthius Sávio C. Lobato.