A repórter Lúcia Rodrigues recebeu nesta quarta-feira (dia 08), em Brasília, o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2010, conquistado pela revista Caros Amigos com a reportagem "Agronegócio escraviza milhares de trabalhadores no campo – capital paulista abriga escravidão".
A matéria, assinada por Lúcia Rodrigues, foi a vencedora da categoria imprensa, subcategoria impresso (jornal e revista) da quarta edição do prêmio. A entrega da premiação foi feita pela ministra do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Cristina Peduzzi. O evento, prestigiado por jornalistas e magistrados, foi marcado pela reflexão sobre temas sociais. O presidente da entidade, Luciano Athayde Chaves, ressaltou que os direitos humanos no mundo do trabalho são prioridade da Anamatra.
Para Lúcia Rodrigues, "denunciar o trabalho escravo é um dever de qualquer jornalista comprometido com a transformação do país. A equipe da redação de Caros Amigos me permite fazer esse tipo de jornalismo."
Esta edição da revista foi finalista com outro número da Caros Amigos – “Genocídio e Resistência dos Índios do Brasil”, com edição Hamilton Octávio de Souza, e com a matéria “Banido há dois anos, amianto continua em uso em São Paulo”, publicada pelo jornal Valor Econômico e escrita pela repórter Luiza de Carvalho.
Conheça os outros vencedores do prêmio:
CATEGORIA – INSTITUIÇÃO
Projeto: Inclusão da pessoa com deficiência mental no mercado de trabalho: viabilizando acesso e demonstrando potencialidades
Participante: Ligia Beatriz Hoss (presidente da Apae – Estrela)
CATEGORIA – JUDICIÁRIO CIDADÃO
Projeto: Cordel do Trabalho
Participante: José Vieira Neto
CATEGORIA IMPRENSA: SUBCATEGORIA – TELEVISÃO
Matéria: Série Juventude Vendida
Veículo: TV Correio (afiliada da Rede Record na Paraíba)
CATEGORIA IMPRENSA: SUBCATEGORIA – INTERNET E RÁDIO
Matéria: Esquema abastece mercado ilegal de ambulantes
Veículo:Gazeta AM
Responsável: José Renato da Silva Freitas Andrade Ribeiro
A Anamatra
A Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho) é uma entidade nacional que representa mais de 3.500 juízes do Trabalho de todo o Brasil na defesa dos interesses da classe dos magistrados, da Democracia, da Cidadania, da Justiça do Trabalho e dos Direitos Sociais. Conheça os vencedores das demais categorias do prêmio neste link.