Luciano Athayde também falou das realidades como o trabalho infantil e a discriminação no mundo produtivo, exemplos que, segundo o magistrado, não podem conviver com a defesa do ser humano em sua totalidade. "A Anamatra, em nome dos milhares de juízes do Trabalho em todo o Brasil, acredita que a realidade de trabalho degradante pode ser mudada com iniciativas e boas práticas", completou, ao ressaltar que os premiados são atores de destaque no cenário da efetivação.
Este ano, a Anamatra premiou iniciativas nas categorias Judiciário Cidadão, Instituição e Imprensa (TV, impresso e rádio/internet). Cada vencedor recebeu estatueta, inspirada no Cilindro de Ciro, e prêmio em dinheiro no valor líquido de R$ 8 mil. Além disso, a entidade conferiu placa de menção honrosa para um concorrente da categoria Judiciário Cidadão.
Na categoria Imprensa, subcategoria Internet e Rádio, o vencedor foi José Renato da Silva Freitas Andrade Ribeiro, da Rádio Gazeta AM, com a reportagem Esquema abastece mercado ilegal de ambulantes.