A Rádio Gazeta AM vence mais uma vez um Prêmio Nacional de Jornalismo. O Conselho de Representantes da Anamatra escolheu, na tarde desta quinta-feira, 11, os vencedores do Prêmio de Imprensa Anamatra de Direitos Humanos edição 2010. Os vencedores vão receber a estatueta, inspirada no "Cilindro de Ciro", e prêmio em dinheiro.
A cerimônia de premiação ocorre no dia 8 de dezembro, em Brasília. Na categoria Rádio, a reportagem que ficou em primeiro lugar é “Esquema abastece mercado ilegal de ambulantes”, do jornalista José Renato Ribeir, da Rádio Gazeta AM. A reportagem apresenta uma rede ilícita que transforma jovens em reféns: ameaças e dívidas alimentam o esquema que obriga a viagens sem condições de dignidade humana e trabalho abusivo, em um sistema ilegal que atravessa o País.
Também nesta semana ocorreu no Rio de Janeiro a entrega do 12º Prêmio Embratel. Por decisão dos jurados, a reportagem "Sistema de comércio de bebês abastece rede de adoções ilegais", também de José Renato Ribeiro Ribeiro, foi escolhida entre as três melhores do País. A matéria revela um esquema que comercializa crianças. Mães chegam a tratar da venda dos próprios filhos ainda durante as gestações. A Rio Grande do Sul, conforme mostra a reportagem, integra a rede criminosa que troca recém-nascidos por dinheiro e até por simples pagamentos de contas.