Presidente da Associação compareceu à cerimônia, no Recife
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, prestigiou, na última sexta (14/2), a solenidade de posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT 6/PE) para o biênio 2025/2027.
O desembargador Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura tomou posse no cargo de presidente.Também foram empossados os novos integrantes da mesa diretora. O desembargador Eduardo Pugliesi no cargo de vice-presidente e o desembargador Paulo Alcantara no cargo de corregedor.
A desembargadora Nise Pedroso Lins de Sousa, que presidiu o Regional de 2023 a 2025, assume a diretoria da Escola Judicial e o desembargador Valdir Carvalho, a Ouvidoria. A desembargadora Ana Cláudia Petruccelli e o desembargador Ivan Valença são, respectivamente, vice-ouvidora e vice-diretor da Ejud-6.
Em sua primeira fala como presidente, Ruy Salathiel de Albuquerque conclamou a magistratura de primeiro e segundo graus para a realização da rápida entrega dos direitos, ilustrando a questão com o pensamento de Rui Barbosa: “Mas justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta.” Também falou das mudanças no mundo do trabalho: “é imprescindível que o Tribunal se mantenha atualizado, atento às demandas de uma sociedade dinâmica e tecnológica.”
A juíza Luciana Conforti, que é da 6ª Região, parabenizou a nova direção, colocando a Associação sempre à disposição para o diálogo institucional entre o Tribunal e a entidade, em prol da valorização da Magistratura, do Direito e da Justiça do Trabalho.
Sobre o presidente
Natural do Recife, Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura graduou-se pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE. Foi funcionário do Banco do Brasil e sócio-titular de escritório de advocacia. Em 2011, tornou-se desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), ocupando vaga reservada ao quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Foi membro titular da Comissão Organizadora do XIX Concurso Público para Provimento de Cargo Juiz do Trabalho Substituto, coordenador do Comitê Gestor do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (2015-2016), coordenador da Comissão de Segurança Permanente (2017-2019) e corregedor regional do TRT-6 (2021-2023).
Também integra o Instituto Ítalo-Brasileiro de Direito do Trabalho e o Instituto Pernambucano de Direito do Trabalho. Recebeu as comendas: Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, do TRT-PE; Ordem do Mérito Instituto dos Docentes do Magistério Militar, do Hospital Militar de Área do Recife (HMAR); e Colar de Alta Distinção Flávio de Queiroz Bezerra Cavalcanti, do Instituto dos Advogados de Pernambuco.
*Com informações do TRT 6