Dirigentes da Associação estiveram em eventos no STF e no TST
A abertura do Ano Judiciário nesta segunda (3/2) contou com a participação de dirigentes da Associação Nacional dos Magistrados Justiça do Trabalho (Anamatra) em cerimônias no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
A presidente da Anamatra, Luciana Conforti, participou da solenidade no STF, conduzida pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, e com a presença de autoridades como os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Em sua fala, o ministro Barroso destacou a importância do diálogo democrático e harmônico entre os Poderes, cujas visões de mundo ‘são tratadas com respeito e consideração’. O ministro também destacou o valor arrecadado pelo Judiciário em 2024: R$ 56,74 bilhões, o que representa 52% das despesas totais do Judiciário). ‘A União, os Estados e os Municípios não pagam nem taxa judiciária nem custas. Além disso, 50% dos processos no país tramitam em gratuidade de justiça. O orçamento do Judiciário subsidia a atuação judicial da Fazenda Pública e os pobres em geral.’
A diretora de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Dayna Lannes, representou a Anamatra na abertura do Ano Judiciário do TST. Em seu discurso, o presidente, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, afirmou que, neste ano, o maior desafio do TST é o exercício da jurisdição com uniformização da jurisprudência, para que se promova a estabilidade, a coerência e a força qualificada das decisões.
‘A sociedade espera de nós uma ação proativa, com o fim de promover e dar concretude aos princípios fundamentais previstos na Constituição Federal, entre eles o resgate da dignidade da pessoa humana. Os nossos esforços estão voltados para colocar em prática projetos que auxiliam o julgamento célere e eficiente dos processos que se encontram em nossa responsabilidade’, disse o presidente.
Na sessão, o ministro Corrêa da Veiga anunciou o lançamento do Chat-JT, ‘ferramenta de Inteligência Artificial Generativa, que, entre outras possibilidades, vai otimizar a consulta de leis e jurisprudência (Sistema Falcão) e realizar consultas inteligentes às diversas bases de dados internas da instituição. ‘A implementação do Chat-JT representa um avanço tecnológico que se alinha com a modernização do Poder Judiciário, tornando a Justiça do Trabalho mais eficiente e acessível', disse.
Sessões
Com a abertura do Ano Judiciário, o TST retoma as sessões de julgamento dos órgãos judicantes: Órgão Especial, Subseções Especializadas em Dissídios Individuais (SDI-1 e SDI-2) e Turmas. Já o STF, recomeça as sessões de julgamentos, realizadas às quartas e quintas-feiras.