Evento anual promovido pela Anamatra é realizado na Bahia e conta com o apoio da Amatra 5 (BA)
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) realiza, nos dias 21 e 22 de novembro, em Salvador e Feira de Santana (BA), o Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). O evento é conduzido pela diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Patrícia Sant’Anna.
A 17ª edição do Encontro tem como anfitriã a Associação dos Magistrados do Trabalho da 5ª Região (Amatra 5/BA), presidida pelo juiz Leonardo Landulfo Jorge, e conta com a participação de representantes da Comissão Nacional do Programa, bem como de coordenadores da iniciativa de diversas regiões do país, que discutiram as ações realizadas durante o ano de 2024, bem como projetos para o próximo ano.
A abertura do Encontro, realizada nesta quinta (21/11), contou com a participação da presidente da Anamatra, Luciana Conforti. Em sua saudação, a magistrada agradeceu aos idealizadores, coordenadores e todas e todos que contribuíram com o Programa, que completa 20 anos em 2024.
‘O Programa TJC alinha-se à perspectiva da educação inclusiva no Brasil, conforme preconizado pela UNESCO, contribuindo para a educação inclusiva na medida em que trata de temas antidiscriminatórios e de combate aos preconceitos e discriminações’, afirmou a presidente, lembrando o tema do Programa em 2024: “TJC: 20 anos semeando paz social, trabalho decente e inclusão”.
Além da presidente da Anamatra, participaram da mesa de abertura do Encontro, pela Associação, a diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Patrícia Sant’Anna, e a coordenadora Nacional TJC, Rosemeire Fernandes; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Brandão, o presidente da Amatra 5 (BA), Leonardo Landulfo Jorge, a vice-presidente do TRT 5 (BA), desembargadora Léa Nunes, o procurador-chefe do MPT/BA, Maurício Ferreira Brito, a vice-presidente da OAB seccional Bahia, Christiane Gurgel, e o superintendente Regional Setor Público Nordeste I do Banco do Brasil, Marcus Paulo Neves Brito.
Pela Anamatra, também participam do Encontro diretor de Comunicação da Anamatra, Guilherme Ludwig, o diretor de Eventos e Convênios e presidente da Amatra 10 (DF e TO), Rossifran Trindade Souza, e o juiz Carlos Eduardo Evangelista Batista, membro do Conselho Fiscal.
TJC em 2025
Entre as deliberações do 17º Encontro Nacional do Programa TJC esteve a escolha do tema do Programa TJC para o ano o próximo ano: “TJC 2025: Sustentabilidade e trabalho decente”. A ideia explica a diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, é fomentar o debate dos direitos humanos fundamentais (trabalho, saúde, educação e acesso à justiça), cultura da paz, justiça climática, Agenda 2030, LGBTfobia, igualdade de gênero, trabalho escravo, trabalho infantil, LGBT, comunicação não-violenta, entre outros temas. Reunião da Comissão Nacional
As atividades do TJC na Bahia incluíram a realização, na sede da Amatra 5 (BA), nessa quarta (20/11), da reunião da Comissão Nacional do TJC que debateu temas como eventos para o ano de 2025, capacitação de professoras(es) e a atualização dos materiais utilizados no Programa, como a Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos.
A reunião contou com a presença da presidente da Anamatra, da diretora de Cidadania e Direitos Humanos da entidade, da coordenadora nacional do TJC e das(os) magistradas(os) que integram a Comissão: Aline Fagundes (Amatra 4/RS), Ana Espí (Amatra 3/MG), Francisca Poliana Sá (Amatra 13/PB), Rosaly Stange (Amatra 17/ES), Simone Jalil (Amatra 21/RN) e Vitor Maffia (Amatra 11- AM/RR).
Culminância do TJC na Bahia
O encerramento do 17º Encontro Nacional do TJC ocorrerá nesta sexta (22/11), em Feira de Santana, com a apresentação de alunos das Escolas Municipal Dr. Clóvis Ramos Lima, Municipal Eduardo Froés da Mota, Municipal Monsenhor Mário Pessoa e Municipal João Durval Carneiro, beneficiadas pelo Programa TJC a 5ª Região, onde a iniciativa da Anamatra é realizada pela Amatra 5 (BA).