Após a categoria ‘Cidadã’, a Comissão Julgadora do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos, avaliou, nos dias 14 e 15 de agost, os trabalhos inscritos na categoria ‘Imprensa’, na qual foram inscritos um total de 161 trabalhos, sendo 80 na subcategoria Jornalismo escrito; 54 em Jornalismo de vídeo; 19 em Jornalismo de áudio; e 8 em Fotojornalismo.
As reuniões da Comissão Julgadora contaram com a participação da diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Patrícia Sant’Anna, das magistradas Áurea Sampaio, Renata Nóbrega e André Villela, integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Anamatra, e do juiz Alonso Albuquerque Filho, presidente da Amatra 19 (AL), indicado pelo Conselho de Representantes da Associação. Também participou o jornalista e professor Lunde Braghini Junior, responsável pela triagem dos trabalhos inscritos na categoria.
Na categoria ‘Imprensa’, concorrem pessoas físicas e jurídicas, incluídas entidades não governamentais, e outras entidades que desenvolvam projetos e ações concretas relacionadas a temas como: educação para o pleno exercício dos direitos sociais; combate a todas as formas de discriminação no mercado de trabalho; inclusão de pessoas com deficiência; combate ao trabalho infantil, ao trabalho escravo e degradante; defesa do meio ambiente do trabalho; defesa e promoção do trabalho decente.
Ao todo, incluindo os trabalhos inscritos na categoria cidadã, a 11ª edição do Prêmio recebeu 182 inscrições. Nesta edição, a iniciativa da Anamatra concederá premiação em dinheiro a cinco categorias/subcategorias, além de prêmio destaque com o tema “Gênero, raça e diversidade”.
A relação dos finalistas do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2024 em todas as categorias e subcategorias, será divulgada no portal da Anamatra, até o dia 27 de agosto de 2024. Já os vencedores serão divulgados até o dia 17 de setembro de 2024. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 4 de dezembro de 2024, em Brasília (DF).
Sobre o Prêmio
O Prêmio Anamatra de Direitos Humanos, que chega em 2024 a sua 11ª edição, tem por objetivo valorizar ações realizadas por pessoas físicas e jurídicas que estejam comprometidas e que promovam, efetivamente, a defesa dos direitos humanos no mundo do trabalho.
A 11ª edição do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos conta com o patrocínio da Caixa e do grupo Ipiranga.
Saiba mais em: www.anamatra.org.br/premiodh