Anamatra presente em workshop que visa a acelerar o cumprimento da Meta 8.7 da Agenda 2023 da ONU

Foto: Anamatra

Meta visa a erradicar o trabalho forçado, a escravidão moderna, o tráfico de pessoas e o trabalho infantil

A diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Patrícia Sant’Anna, participou, nesta quarta (26/6), do Workshop de Planejamento Estratégico ‘O Brasil como País Pioneiro na Aliança 8.7 – Erradicação do Trabalho Escravo e do Trabalho Infantil’, promovido com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes, esteve presente e destacou a presença da Anamatra no workshop. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o diretor da OIT no Brasil Vinicius Pinheiro, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, a Secretária Nacional de Cuidados e Família do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Laís Abramo, e a representante da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) Andreia Minduca também participaram.

O Workshop tem como objetivo construir mecanismos para acelerar a implementação articulada de políticas e avançar no cumprimento da Meta 8.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o ano 2030, que, por sua vez, visa a erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de pessoas e assegurar a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo recrutamento e utilização de crianças soldado e até 2025 acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas.

Na programação do evento, que segue até amanhã (27), estão previstos painéis, conferências, exposições e debates, sobre temas como as implicações da candidatura do Brasil a país pioneiro da Aliança, as experiências do Chile enquanto país pioneiro na Aliança 8.7 e as prioridades e desafios do Brasil no combate ao trabalho escravo e infantil, entre outros.

O combate a todas as formas de trabalho forçado é uma das pautas prioritárias da Anamatra, que é entidade integrante da Conatrae. No colegiado, a Associação tem apresentado sugestões de atuação institucional e também legislativa para erradicar essa grave mazela social no Brasil.

Sobre a Aliança 8.7
A Aliança 8.7 é uma associação mundial que adota medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, a escravidão moderna, o tráfico de pessoas e o trabalho infantil em conformidade com a meta 8.7 dos ODS.
Nesse grupo, destacam -se os chamados “países pioneiros”, aqueles comprometidos com a aceleração do ritmo de redução do trabalho infantil, que possuem políticas e planos nacionais sobre o tema e que, portanto, estão em condições de inspirar outros. para intensificar seu compromisso político com a prevenção e erradicação do trabalho infantil.