Encontro telepresencial debateu diversos assuntos de interesse dos aposentados
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) realizou, nesta segunda (17/6), em formato telepresencial, reunião com diretoras e diretores da entidade, da Comissão Nacional dos Aposentados, e integrantes da Comissão Especial nomeada e constituída pela Portaria nº 005/2024, assinada pela presidente, Luciana Conforti, para tratar da temática da paridade.
No encontro, discutiu-se o atual panorama remuneratório entre magistradas (os) da ativa e aposentados e alternativas que corroborem a realidade da paridade dentro da Magistratura do Trabalho. Entre as ações está a intensificação pelo reajuste dos subsídios da Magistratura do Trabalho e atuação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).Também foram debatidos outros assuntos de interesse, como a melhoria da comunicação com os aposentados, auxílio-saúde, reflexos do abono de permanência, entre outros. ‘A ideia do grupo é se debruçar coletivamente sobre todas as pautas de interesse dos aposentados’, explica a presidente da Anamatra.
A criação da Comissão Especial e os debates que nela serão travados alinham-se à tese aprovada no 21º Conamat, realizado em Foz do Iguaçu (PR) que deliberou pela continuidade da atuação das associações de classe da Magistratura ‘para que as vantagens pagas a generalidade dos magistrados da ativa, independentemente da efetiva prestação de serviço para fazer jus ao benefício, sejam estendidas aos aposentados e pensionistas que fazem jus à integralidade e à paridade remuneratória’.
Haverá nova reunião da Comissão Nacional de Aposentados e da Comissão Especial, com a diretora de aposentados da Anamatra, Solange Godoy, no próximo dia 20 de junho. Outros encaminhamentos serão divulgados oportunamente.
Participantes
A reunião contou com a participação da presidente, Luciana Conforti, do vice-presidente, Valter Pugliesi, da diretora de Aposentados, Solange Godoy, da diretora de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Dayna Lannes, com a presença dos seguintes representantes das magistradas e magistrados aposentados: Ana Maria Espi Cavalcante, Benimar Ramos de Medeiros Marins, Elana Cardoso Lopes, Gláucio Eduardo Soares Xavier, Terezinha Celia Kineipp Oliveira, Luiz Antônio Bernardo e Marama dos Santos Carneiro.