Vice-presidente da Anamatra, Valter Pugliesi, acompanhou a solenidade
O vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Valter Pugliesi, prestigiou, nessa sexta (22/3), a celebração da posse do desembargador José Nilton Pandelot, no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, promovido em novembro do ano passado pelo critério de antiguidade, após 30 anos de atuação na magistratura como juiz do trabalho. O evento aconteceu em Belo Horizonte, na sede da Escola Judicial do TRT3.
Em seu discurso, Pandelot, que foi presidente da Anamatra na gestão 2005/2007, afirmou que nesta nova etapa da carreira a ideia é manter o compromisso de aplicar da melhor forma as normas contidas na Justiça do Trabalho, ‘sempre em busca da justiça social, proteção do hipossuficiente e respeito à Constituição Federal e aos tratados internacionais’. Ele também demonstrou insatisfação com a redução das competências da Justiça do Trabalho. ’Me esforçarei para convencer os meus pares, aumentar a força de resistência e sensibilizar o STF nessa questão’.
O novo desembargador agradeceu a todos e todas que contribuíram para o seu sucesso profissional. “Faço votos de que o futuro da Justiça do Trabalho se concretize com pacificação de conflitos e efetivação da justiça social. Esse é o compromisso que assumo. Que o risco não nos embace a ousadia”, concluiu.
Mesa de honra
Além do vice-presidente da Anamatra, Valter Pugliesi, compuseram o dispositivo de honra a presidente do TRT 3, desembargadora Denise Alves Horta, o ministro do STJ Afrânio Vilela, o desembargador do TRT 4 (RS) Marcos Fagundes Salomão, a vice-procuradora chefe do MPT-MG, Márcia Campos Duarte, e o tesoureiro adjunto da OAB-MG, Marco Antônio Oliveira Freitas.
Conheça o empossado
José Nilton Ferreira Pandelot ingressou na carreira pública como promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, onde atuou de 1990 a 1993; ingressou na Justiça do Trabalho em 1993, por concurso de provas e títulos.
Atuou como juiz do trabalho substituto nas JCJ de BH, Juiz de Fora, Contagem, Cataguases, Teófilo Otoni, Uberaba, Lavras, São João del-Rei, Guaxupé e Poços de Caldas. Foi promovido a juiz titular em 1996, quando assumiu a JCJ de Almenara. Presidiu ainda as JCJ de Januária, Governador Valadares, Pirapora e as Varas do Trabalho de Ubá, 3ª de Juiz de Fora, 4ª de Betim e a 1ª VT de Juiz de Fora.
O magistrado foi também presidente da Amatra3 no período de 2001 a 2003 e presidente da Anamatra de 2005 a 2007.
*Com informações do TRT 3