Cerimônia foi realizada na sede do STJ, em Brasília
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, prestigiou, nesta terça (5/3), a cerimônia de lançamento da 21ª edição do Prêmio Innovare, realizada no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília (DF).
A premiação, que existe desde 2004, tem como objetivo o reconhecimento de práticas inovadores voltadas ao aperfeiçoamento e modernização da Justiça brasileira. Neste ano, a categoria de destaque versa sobre o meio ambiente e sustentabilidade. As inscrições estão abertas até o dia 26 de abril e podem ser feitas no site do prêmio.
Além de meio ambiente e sustentabilidade, as demais categorias são: tribunal, juiz, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, Justiça e cidadania. Para a Categoria CNJ, a inscrição deve ser feita diretamente no Portal de Boas Práticas do conselho. As demais são feitas no site do Innovare. Participam da comissão julgadora do prêmio ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TST), desembargadores, juízes, advogados e outros profissionais.
Na cerimônia, o presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, Carlos Ayres Britto, ex-ministro do STF, elogiou a escolha do tema destaque deste ano. ‘O maior de todos os princípios constitucionais é a democracia. E, dentre os seus eminentes conteúdos, está o meio ambiente ecologicamente equilibrado e está o desenvolvimento econômico sustentável’.
A presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, afirmou que a premiação é uma forma do Judiciário "se reinventar a cada dia". Já o ministro do STF Flavio Dino destacou a necessidade de uma justiça mais humanizada. “Sistema de justiça que não é humanista, que não busca ser generoso, que não se preocupa com o que menos tem, que não transforma realidades desafiadoras, não serve ao país”, afirmou. Também compôs o dispositivo de abertura o advogado-geral da União, Jorge Messias.
Sobre o Innovare
O prêmio é gerido pelo Instituto Innovare. O Conselho Superior da premiação é formado pelas seguintes instituições: Anamatra, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério da Justiça, Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação Nacional dos Procuradores de República (ANPR), com o apoio do Grupo Globo.