Juíza Cléa Couto representou a Comissão Anamatra Mulheres no evento
O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) inaugurou, nesta terça (5/3), a sala da Ouvidoria da Mulher. A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) foi representada no evento pela juíza do Trabalho aposentada Cléa Couto, integrante da Comissão Anamatra Mulheres.
A solenidade precedeu roda de conversa com o tema “Violência de Gênero nas relações de trabalho – como enfrentar”. O debate reuniu a ministra-ouvidora nacional da mulher no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maria Helena Mallmann, a presidente do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (Cojum), desembargadora Tânia Reckziegel, a desembargadora-ouvidora da Mulher do TRT 1, Mônica Batista Puglia, a defensora pública Daniele Magalhães, a presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, Elda Bussinger, e a psicóloga do TRT 1 Ana Giselle Gadelha.
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Escola Judicial do TRT-1 no YouTube:
Ouvidoria da Mulher
A Ouvidoria da Mulher do TRT 1 funciona como espaço de acolhimento, escuta ativa e orientação sobre as demandas. Elas são registradas em sistema informatizado e encaminhadas aos órgãos competentes para a devida apuração. Para tanto, deve ocorrer a autorização da denunciante, que será informada sobre as providências adotadas.
A unidade também tem outras funções, entre as quais sugerir aos setores do tribunal a adoção de medidas administrativas que propiciem um ambiente de trabalho saudável, sem discriminação de gênero, e contribuir para o aprimoramento da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres.
*Com informações do TRT 1