Secretário-geral da Anamatra, Ronaldo Callado, esteve presente ao evento
Sessão lotada para mais uma pré-estreia do longa documental ‘Servidão’, dessa vez no Espaço Itaú Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ). O secretário-geral da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Ronaldo Callado, esteve presente, juntamente com a presidente da Amatra 1 (RJ), Daniela Muller, e os diretores da associação Áurea Sampaio, Paulo Rogério, Luciana Neves, Bárbara Ferrito, Adriana Pinheiro e Guilherme Cerqueira.
O filme, que é dirigido pelo cineasta Renato Barbieri, conta com o apoio da Anamatra. Para o juiz Ronaldo Callado, o longa apresenta facetas sociais que muitas vezes são escondidas pela sociedade, daí a sua grande importância. “Precisamos mostrar que o trabalho análogo à escravidão, infelizmente, existe mesmo nos dias de hoje. Por outro lado, sinto muito orgulho de a Anamatra ser apoiadora de um projeto tão importante”, acrescentou.
A presidente da Amatra 1 ressalta que ‘Servidão’ discute um tema fundamental, onde o Direito do Trabalho mostra a sua essência, que é a proteção da pessoa humana que trabalha “A questão da servidão e do trabalho escravo contemporâneo ofende a dignidade da pessoa e do trabalhador. Este filme é uma maneira de abordar o tema, não apenas pelos caminhos tradicionais da Justiça, mas também através do diálogo promovido pelo cinema", afirmou Daniela Muller.
A obra destaca a história de Marinaldo Soares Santos, escravizado 13 vezes e liberto em três diferentes ocasiões pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel de Combate ao Trabalho em Condições Análogas às de Escravo (GEFM), coordenado pela Auditoria Fiscal do Trabalho com participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Federal (PF), do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPU). Essa história e tantas outras são narradas pela cantora Negra Li.
O filme está programado para ser exibido nos cinemas do país a partir desta quinta-feira (25).
*Com informações da Amatra 1