Diretora Patrícia Sant’Anna representou a entidade no lançamento da obra
A diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Patrícia Sant’Anna, prestigiou, nesta segunda (15/1), a pré-estreia do documentário ‘Servidão’, realizada em Brasília (DF). O longa, que é dirigido por Renato Barbieri, que também dirigiu o filme ‘Pureza’, conta com o apoio da Anamatra.
Através de depoimentos de abolicionistas modernos e trabalhadores rurais que foram vítimas da escravidão contemporânea, o filme investiga a sociedade brasileira que há cinco séculos continua a subjugar pessoas, com destaque para a história de Marinaldo Soares Santos, que foi escravizado 13 vezes e liberto em três diferentes ocasiões pelo Grupo Móvel. Essa história e tantas outras são narradas pela cantora Negra Li.
Após a exibição do longa, o público participou de uma roda de conversa com a presença do diretor do filme, do cineasta Neto Borges e do jornalista e cientista político, Leonardo Sakamoto, que também participa do documentário. O evento também contou com a presença dos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alberto Balazeiro, Agusto César Leite de Carvalho, entre outras autoridades.
O debate sobre o efetivo combate ao trabalho escravo se mostra cada vez mais fundamental, já que os mecanismos de fiscalização não recebem o apoio necessário. Conforme noticiado pelo próprio jornalista Leonardo Sakamoto, por meio do portal Print Friendly, auditores fiscais do trabalho que atuam na coordenação do combate ao crime entregaram seus cargos em protesto pelo não cumprimento de um acordo entre o governo federal e a categoria em 2016. Com isso, novas operações de resgates de trabalhadores estão suspensas na maior parte do país.
Próximas pré-estreias
‘Servidão’ já tem outras duas pré-estreias agendadas. Confira o cronograma e acompanhe:
• Rio de Janeiro, dia 22 de janeiro, segunda-feira, no Espaço Itaú Botafogo, Sala 1, às 21h e;
• São Paulo, dia 23 de janeiro, terça-feira, no Espaço Itaú Augusta, Sala 1, também às 21h.