Bahia: Anamatra presente à posse solene de desembargadoras do TRT da 5ª Região (BA)

Juiz Guilherme Ludwig compôs a mesa de autoridades na cerimônia

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) realizou, nesta segunda (11/12), sessão solene para ratificar a posse das desembargadoras Viviane Maria Leite de Faria e Tânia Magnani de Abreu Braga. As magistradas, ambas associadas à Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), tomaram posse de forma administrativa nos dias 26 e 31 de outubro, respectivamente.

O diretor de Comunicação Social da Anamatra, Guilherme Ludwig, representou a entidade na cerimônia, compondo a mesa de autoridades. Em sua saudação o dirigente destacou a trajetória das duas desembargadoras. ‘O caminho é árduo para todos nós, mas, no caso específico das magistradas, tem um “plus” de obstáculos em uma sociedade, infelizmente, ainda marcada pelo preconceito’, declarou.

‘Esta dupla posse representa uma renovação saudável, necessária, que agrega muito ao Tribunal e que nos traz força para a Magistratura e para a Justiça do Trabalho enquanto instituição firme em sua perenidade. E isso é de fundamental importância agora que estamos discutindo, defendendo a nossa competência. Não queremos nada a mais, não queremos nada menos, apenas a competência posta na Carta Magna. Não queremos confrontar ou descumprir decisões do Supremo, mas precisamos reafirmar a nossa competência’, declarou Guilherme Ludwig.

Também integraram a mesa o presidente do TRT 5 (BA), desembargador, Jéferson Alves Silva Muricy, que conduziu a cerimônia, o presidente da Amatra 5 (BA), Leonardo Jorge, o procurador chefe do MPT na Bahia, Mauricio Brito, a vice-presidente da OAB-BA, Cristiane Gurgel, e o representante do governador da Bahia Murilo Matos.

Sobre as magistradas

A desembargadora Viviane Leite ingressou no TRT-5 como juíza substituta em 13/8/1993, passando pela Presidência e por diversas Varas do Trabalho (VT) de Salvador e do interior. Com promoção a titular de Vara do Trabalho em 15/4/1999, ocupou cargos em várias localidades, incluindo as VTs de Bom Jesus da Lapa, Ipiaú, 3ª de Feira de Santana, 1ª, 5ª, 23ª e 37ª de Salvador. Atuante no movimento associativo, a magistrada ocupou o cargo de secretária-geral da Anamatra no biênio 2021/2023, diretora de Assuntos Legislativos (2019/2021) e integrante do Conselho Fiscal (2011/2013), Associação onde também exerceu interinamente a presidência e a vice-presidência e participou de diversas comissões. Também compôs a direção da Amatra 5 (BA) por três gestões: conselheira fiscal (2021/2022), presidente (2009/2011), diretora social (2007/2009) e integrante do conselho de ética (2005/2007).

Já a desembargadora Tânia Braga, empossada como juíza substituta em 13/8/1993, teve sua trajetória vinculada à Presidência do TRT-5. Em 21/5/1994 foi promovida a titular de Vara do Trabalho (VT), assumindo sucessivamente as VTs de Guanambi, Camacã, Jacobina, 1ª, 2ª, 20ª e 38ª de Salvador, sendo esta última a sua lotação mais recente.

*Com informações do TRT 5