Entidade também acompanhou a posse do novo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) prestigiou, na última sexta-feira (1/12), as solenidades de posse das novas diretorias dos Tribunais Regionais do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT 4/RS), do Paraná (TRT 9/PR), e de Santa Catarina (TRT 12/SC) para o biênio 2023/2025.
Em Porto Alegre, o conselheiro Fiscal da Anamatra e presidente da Amatra 4, Márcio Amaral, acompanhou a posse do desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Manrtins Correia, que é o novo presidente do TRT 4, tendo como vice presidente o desembargador Alexandre Corrêa da Cruz. Em seu discurso, o novo presidente destacou que o trabalho é o direito fundamental que compõe o núcleo da dignidade humana. “Por meio dele, o ser humano se integra, constrói sua identidade e é reconhecido no meio social. Da contraprestação pelo trabalho deve sobrevir o acesso aos bens materiais que condicionam a dignidade”, comentou Martins Costa.
O novo presidente do TRT 9 é o desembargador Célio Horst Waldraff, com o desembargador Marco Antônio Vianna Mansur como vice-presidente. O diretor de Informática da Anamatra e presidente da Amatra 9 (PR), Felipe Calvet, esteve presente à solenidade. No discurso, o novo presidente do Tribunal exaltou a função do trabalho na sociedade. “Por amor, protegemos todos aqueles que vivem do trabalho, não apenas os trabalhadores e empregados, mas também os empregadores se as boas empresas, que geram empregos e riquezas. Apenas devemos ser contra o capital parasitário, de empresas que não cumprem a lei, exploram as pessoas e visam o lucro a qualquer custo.”
Já em Santa Catarina, tomou posse como novo presidente do TRT 12 o desembargador Amarildo Carlos de Lima. O vice-presidente é a desembargadora Quézia de Araújo Duarte Nieves Gonzalez. A juíza Andrea Pasold, da Amatra 12 (SC), prestigiou a cerimônia. Em seu pronunciamento, o novo presidente do Tribunal afirmou ‘a melhora da prestação jurisdicional há de ser sempre o norte’ em sua gestão. Ele falou, ainda, sobre a importância de se avançar, mas sempre “com respeito às pessoas, ao mundo consolidado, ao direito adquirido e à dignidade das partes envolvidas”, evitando preconceitos e soluções fáceis que podem ser enganosas.
MPT PR
A Anamatra, novamente representada pelo diretor Felipe Calvet, também acompanhou a posse do novo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná para o biênio 2023-2025, Alberto Emiliano de Oliveira Neto. O novo procurador-chefe do MPT-PR defendeu o fortalecimento das relações entre MPT-PR e instituições públicas e privadas para a promoção do trabalho decente e dos direitos sociais.
A Anamatra deseja profícuos mandatos aos empossados, se colocando à disposição para trabalhar de forma conjunto em prol dos interesses comuns e do fortalecimento e valorização da Justiça do Trabalho.