Evento para compartilhamento de experiências e discussão de ações será nos dias 30/11 e 1/12
A belíssima São Luiz, capital do Maranhão, será o palco da 16ª edição do Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). Realizado pela Anamatra, em parceria com a Amatra 16 (MA), o evento será realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
O Encontro reúne as Amatras para o compartilhamento de relatos e experiências em cada Estado e o debate das ações futuras, tendo por objetivo o aprimoramento do Programa TJC. As atividades da 16ª edição do Encontro Nacional acontecerão na sede da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (Amatra 16/MA), e a culminância, com apresentações de alunos sobre os assuntos tratados no TJC, no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região.
Para a diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Patrícia Sant’Anna, o evento é de fundamental importância, pois reúne magistradas e magistrados que têm feito grande diferença por onde passam. “Escutar as experiências de cada pessoa envolvida com o TJC revigora nossas energias e nos lembra da missão social da Justiça do Trabalho”, disse a juíza, que completa: “o TJC leva cidadania às crianças e adolescentes que, informados sobre seus direitos, crescem preparados para irem tão longe o quanto puderem sonhar. E, por meio deles, suas famílias e comunidades também são impactados. É nisso que acreditamos”, destacou.
Confira a programação e outros detalhes do evento.
Sobre o TJC
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania foi criado em 2004 por iniciativa de cidadania da Anamatra e é desenvolvido, regionalmente, pelas Amatras. O TJC já beneficiou milhares de estudantes em todo o Brasil. Por meio do Programa, magistrados do Trabalho em parceria com membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário, levam noções básicas de direitos fundamentais, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania nas escolas, especialmente as públicas, de diversos Estados e Municípios.
Entre as ações realizadas, o Programa possibilita a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a realização de culminâncias com a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos com o acompanhamento dos professores e magistrados. A Cartilha do Trabalhador é o principal instrumento de aplicação do TJC. Elaborada em linguagem simples e atrativa, permite ensinar direitos e deveres do cidadão, assim como o funcionamento da Justiça do Trabalho, de forma didática.