A posse dos ministros será no dia 28 de setembro
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) cumprimenta os ministros Luís Roberto Barroso, eleito próximo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e Edson Fachin, vice-presidente.
"A Anamatra renova a disposição da entidade para o constante aprimoramento do diálogo institucional em consonância com os valores constitucionais e o fortalecimento da Magistratura e da Justiça do Trabalho", registra a presidente da Anamatra, Luciana Conforti. "Parabenizo os ministros eleitos, em nome da Anamatra, com imensa expectativa de uma excelente gestão voltada aos grandes temas de interesse da sociedade e do próprio Poder Judiciário", completa a presidente.
O mandato da atual presidente, Rosa Weber, termina no dia 2 de outubro, quando a ministra completa 75 anos e se aposentará. A sucessão da Presidência e Vice-presidência do STF segue a ordem de antiguidade. Os ministros escolhem o mais antigo integrante do tribunal que está há mais tempo sem exercer a Presidência. Pelo mesmo critério, o segundo mais antigo passa a ser o vice.
A posse dos ministros será no dia 28 de setembro.
Presidente
Luís Roberto Barroso nasceu em Vassouras (RJ), em 11 de março de 1958. É doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de Direito Constitucional na mesma universidade. Autor de diversos livros sobre Direito Constitucional e de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior, ele também foi procurador do Estado do Rio de Janeiro.
O ministro integra o Supremo Tribunal Federal (STF) desde 26/6/2013, indicado pela então presidente Dilma Rousseff.
Vice-presidente
Luiz Edson Fachin nasceu em 8 de fevereiro de 1958, em Rondinha (RS). É professor titular de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde se graduou em Direito. Tem mestrado e doutorado, também em Direito Civil, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-doutorado no Canadá. Indicado pela presidente Dilma Rousseff, tomou posse no STF em 16/6/2015.
* Com informações do STF