Mulheres no STF: Anamatra entrega moção à ministra da Mulher e a parlamentares

Anamatra

Dirigentes também acompanham, na Câmara, solenidade alusiva à campanha Agosto Lilás e, no Senado, aprovação de indicações para o CNJ

A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, participou, nesta terça (8/8), na Câmara dos Deputados, de solenidade alusiva à campanha “Agosto Lilás”, com a presença de diversas autoridades, entre elas as ministras de Estado Cida Gonçalves (Mulheres) e Ana Moser (Esportes). A programação incluiu o acendimento das luzes do Congresso Nacional pela campanha “Agosto Lilás”.

As ações da campanha são realizadas pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal, com o objetivo de promover a conscientização da sociedade para a necessidade do enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres.

As ações do “Agosto Lilás” alinham-se à atuação da Comissão Anamatra Mulheres. Entre os objetivos da Comissão está o de implementar, institucionalmente, ações em torno da temática da equidade de gênero tanto no âmbito da representação associativa quanto no sistema de justiça, bem como promover discussões acerca dos problemas enfrentados pelas magistradas do trabalho na judicatura, por questão de gênero.

A presença da Anamatra na solenidade também incluiu a entrega à ministra Cida Gonçalves e à deputada Maria do Rosário (PT/RS), moção, assinada pela Anamatra, a Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT) e a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), direcionada ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em apoio à imprescindível nomeação de uma mulher vinculada ao Direito do Trabalho para o Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga que resultará da aposentadoria da ministra Rosa Weber. A presidente Luciana Conforti e a vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Lydiane Machado e Silva, fizeram a entrega do documento.

Senado
No Senado Federal, o vice-presidente, Valter Pugliesi, e o diretor de Assuntos Legislativos, Marco Aurélio Treviso, acompanharam a aprovação, pelo Plenário, da recondução do promotor de Justiça João Paulo Santos Schoucair para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A aprovação da indicação do procurador regional da República Pablo Coutinho Barreto para o CNJ também foi acompanhada por dirigentes da Anamatra na última terça, com a presença da presidente, do vice-presidente e das diretoras da Prerrogativas e Assuntos Jurídicos e de Cidadania e Direitos Humanos, respectivamente, Dayna Lannes e Patrícia Sant’Anna.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra