Novo ministro assumirá vaga oriunda da aposentadoria de Ricardo Lewandowski
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, esteve presente nesta quinta (3/8) à sessão solene do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) de posse de Cristiano Zanin Martins como ministro. O diretor de Eventos e Convênios da entidade, Rossifran Trindade, também esteve presente.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes.
“A Anamatra deseja votos de pleno êxito ao novo ministro, na expectativa de que a defesa da democracia, do Estado Democrático de Direito, da competência da Justiça do Trabalho e a guarda da da Constituição Federal sejam os seus guias nesta jornada”, declara a presidente da Anamatra.
Indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Zanin assume a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.
Natural de Piracicaba (SP), Zanin é graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Antes de integrar o STF, exerceu a advocacia, atuando por mais de duas décadas em causas de repercussão nacional, como ações da Operação Lava-Jato. Também advogou em casos de grandes grupos empresariais, como o da falência da Transbrasil e da recuperação judicial da Varig e das Lojas Americanas. É professor de Direito Civil e Direito Processual Civil e atuou no Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).