Evento contou com a participação do o ativista Kailash Sathyarthi, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2014
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) acompanhou, nessa terça (1/8), o Seminário Internacional Trabalho Decente, realizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), com o tema “Proposições para a construção de uma agenda de Saúde e Segurança, Equidade, Proteção à Infância e Erradicação do Trabalho Infantil’. Estiveram presentes a presidente Luciana Conforti, o vice-presidente, Valter Pugliesi, e a diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Patrícia Sant’Anna.
O painel de abertura do evento reuniu diversas autoridades, entre elas o ativista indiano Kailash Sathyarthi, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2014. Em seu discurso, ele afirmou que a chave para as mudanças sociais necessárias para acabar com problemas graves como o trabalho infantil e a escravidão contemporânea está dentro de cada pessoa: é a compaixão. “Estou falando de uma compaixão ativa, de uma compaixão em ação”, afirmou.
Também compuseram o painel o presidente do TST, ministro Lelio Bentes, o ministro de Estado do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, a vice-procuradora-geral do trabalho, Maria Aparecida Gugel, e o diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Vinícius Carvalho Pinheiro.
Gente que inspira
Outro destaque da programação do primeiro dia do evento foi a entrega da premiação para os vencedores do projeto Gente que Inspira - Jovens, promovido pelo TST, e que, em sua segunda edição, contou com a participação de estudantes da rede pública de Brasília. A iniciativa visa a valorizar a pluralidade cultural e a diversidade humana a partir de trajetórias, vivências e experiências de pessoas que contribuem para promover uma sociedade mais justa e inclusiva.
Foram premiados cientista Aira Beatriz, o ativista no combate ao trabalho infantil Felipe Caetano e a líder indígena Txai Suruí. Para inspirar ainda mais a juventude, um grupo de 150 estudantes do Centro Educacional Médio nº 2 de Sobradinho (DF) foi convidado a ouvir mais sobre as trajetórias desses três jovens. Saiba mais sobre os vencedores.
Programação
O Seminário Trabalho Decente continua nesta quarta e segue até amanhã (3), com uma ampla programação, que inclui debates sobre temas como o acesso à justiça e à inclusão social, a atuação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para promoção de ambientes de trabalho saudáveis e a responsabilização da cadeia produtiva na segurança e saúde do trabalho, entre outros.
Durante o seminário, também será lançada a “Carta da Política de Trabalho Decente”, documento construído por representantes da Justiça do Trabalho com propostas de atuação frente aos novos desafios relacionados a esses temas.
Acompanhe pelo canal do TST no YouTube.