Grupo será liderado pela presidente da Anamatra, Luciana Conforti, e foi ampliado para otimizar sua atuação
Foram nomeadas as magistradas que integrarão a Comissão Permanente Anamatra Mulheres para o biênio 2023/2025. A definição dos nomes deu-se após indicação das Amatras e alteração no regulamento da Comissão.
Na gestão anterior, a Comissão foi composta por 10 integrantes: a presidente da Anamatra, que também preside o colegiado; uma outra integrante da Diretoria; além de 5 magistradas que representavam cada umas das Regiões do País e de três representantes da Comissão de Direitos Humanos da Anamatra.
Em reunião ampliada da Comissão, entendeu-se que seria salutar aumentar o número de magistradas no grupo, de modo a ampliar o debate, a participação em eventos, incentivar publicações e potencializar as próprias atividades da Comissão.
Agora, podem integrar a Comissão associadas da Anamatra indicadas pelas Amatras e/ou pela Diretoria da Anamatra, conforme a especialização, envolvimento com o tema equidade de gênero e contribuições para os debates relacionados com a maior participação feminina no Poder Judiciário e também sobre o mercado de trabalho da mulher, como assimetrias, discriminações, assédios, violências e outros temas correlatos.
Conheça as atuais integrantes da Comissão:
Luciana Paula Conforti - Presidente da Anamatra e presidente da Comissão
Patrícia Pereira de Sant´Anna - Diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra
Clea Maria Carvalho do Couto (Amatra 1/RJ e representante das Aposentadas)
Elinay Almeida Ferreira de Melo (Amatra 8/PA-AP)
Natália Queiroz Cabral Rodrigues (Amatra 10/DF-TO)
Viviane Christine Martins Ferreira (Amatra 5/BA)
Wanessa Mendes de Araújo – (Amatra10/DF-TO)
Viviane Maria Leite de Faria – (Amatra 5/BA)
Andreza Soares Pinto (Amatra 14/RO-AC)
Adriana Kunrath (Amatra 4/RS)
Julieta Elizabeth Correia de Malfussi (Amatra 12/SC)
Yara Campos Souto (Amatra 2/SP)
Sandra Cristina Zanoni Cembranelli Correia (Amatra 9/PR)
Adriana Manta da Silva (Amatra 5/BA)
Flávia Ferreira Jacó de Menezes (Amatra 2/SP)
Sobre a Comissão e seus objetivos
A Comissão Anamatra Mulheres tem por finalidade desenvolver, de maneira institucionalizada, ações voltadas às questões de discriminação e gênero que envolvam magistradas do trabalho. O objetivo é implementar, institucionalmente, estudos e debates da temática da equidade de gênero tanto no âmbito da representação associativa quanto no sistema de justiça, bem como promover discussões acerca dos problemas enfrentados pelas magistradas do trabalho na judicatura, por razão de gênero, com o intuito de se obter proposições de ações a serem apresentadas à direção da Anamatra.