Sessão de abertura aconteceu nesta segunda (5/6), com a presença da presidente da Anamatra
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, participa, em Genebra, a convite do Governo Federal, da 111ª Conferência Internacional do Trabalho (OIT), evento realizado anualmente pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU).
Como tema central ‘Coalizão Global pela Justiça Social’, a Conferência deste ano, que segue até o próximo dia 16 de junho, está focada em uma série de discussões atuais relativas ao mundo do trabalho, entre elas a transição justa para economias sustentáveis e inclusivas; aprendizagem de qualidade; proteção social; luta global pela justiça social; política industrial e trabalho decente.
A sessão de abertura nesta segunda (5/6) foi feita pelo diretor geral da OIT, Gilbert F. Hougbob, que defendeu que a ‘quarta revolução industrial’, que promete impulsionar a economia, deve vir aliada a mecanismos de justiça social, segundo ele, a pedra angular e a razão de ser da OIT.
“Como podemos explicar que as mulheres ainda ganham, em média, 20% menos por hora do que seus colegas homens? Não podemos ficar parados assistindo ao ressurgimento do trabalho infantil e do trabalho forçado e não podemos permanecer passivos diante dos riscos de discriminação, sob qualquer forma, ou os riscos de exclusão, violência e assédio”, alertou o diretor.
A presidente Luciana Conforti destaca a importância da presença da Anamatra no evento. A Associação participa das Conferências Internacionais desde 2008, ano de realização da 98ª edição.
"Muitos assuntos relevantes estão sendo debatidos, como a efetivação da proteção da saúde e segurança no trabalho como princípio fundamental, com a revisão de diversas normas; aprendizagem de qualidade, entre outros. O tema central do evento é Coalização Global para Justiça Social, sendo o fortalecimento da Justiça Laboral, um dos pontos de destaque. Prosseguiremos no acompanhamento dos temas de interesse do Direito do Trabalho e da Justiça do Trabalho”, declara Conforti.
Entre os integrantes da deleção brasileira estão o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; o ministro de Estado de Direitos Humanos, Silvio Luiz de Almeida; o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes, e os ministros do TST Alberto Balazeiro e Evandro Valadão; o procurador-geral do Trabalho, José de Limas Ramos Pereira; e o presidente da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, Airton Luiz Faleiro.