Entre os temas discutidos esteve a ratificação da Convenção 190 da OIT pelo Brasil
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e da Comissão Permanente Anamatra Mulheres, Luciana Conforti, foi recebida, nesta quinta (1/6), pela Secretária Nacional da Aquicultura, Tereza Nelma, na sede do Ministério da Pesca e Aquicultura, em Brasília (DF).
Entre os objetivos da reunião esteve o estreitamento de laços entre a Anamatra e o Poder Executivo e o debate de temas de interesse comum, entre eles a ratificação da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) pelo Brasil. A norma busca eliminar a violência e o assédio no mundo do trabalho. Em março deste ano, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, oficializou o envio ao Legislativo de proposta para que o Brasil ratifique a Convenção.
A ratificação desse importante instrumento de defesa das mulheres tem sido um dos temas prioritários da atuação política da Anamatra, que contou com o importante apoio de Tereza Nelma, desde o ano passado, quando ainda era a procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados. Na reunião de hoje, foram discutidos quais devem ser os próximos passos para acelerar esse processo.
Mulheres na política
Tereza Nelma aproveitou a oportunidade para falar dos importantes debates ocorridos durante o Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres dos Partidos Políticos, realizado na Câmara dos Deputados, com a presença de diversas parlamentares, que discutiram temas relevantes para a categoria. Nelma afirmou que nas próximas edições do evento, convidará a presidente Luciana Conforti, especialmente por sua representatividade, como mulher que ocupa um importante cargo, quase sempre ocupado por homens, e por se notabilizar pela luta em defesa das mulheres.